Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Festa e romaria

JC - 25/05/2016 - 11:36

Líder, presidente de todos os burguenses, não teve mãos a medir na romaria da Senhora da Arada, que decorreu no último fim-de-semana, em S. Tridente. -”Oh senhor presidente prove aqui este copinho que é de produção caseira. E olhe que estes pastelinhos de bacalhau foram feitos esta manhã”, referia Adruzilda, 79 anos nascidos e criados na terra que tem uma das melhores águas do mundo. -”Bem haja”, disse Líder, enquanto cumprimentava com dois beijinhos a dita senhora.
-”Também tem que provar este. É feito só com uvas!”, referia, na mesa ao lado Ernestinho, com menos cinco anos que Adruzilda, mas que com os seus três dígitos no peso confunde muito boa gente devido ao diminutivo com que o povo o insiste em classificar. -”Ernestinho, com um corpo daqueles. Se fosse Ernestão, ainda se percebia”, referia, Belinha, uma paixão antiga que não passou disso mesmo. 
A festa prosseguiu, em ritmo de verdadeira romaria, onde o convívio foi rei, num fim-de-semana, onde a ADB - Associação Desportiva do Burgo conquistou a subida de divisão no campeonato nacional de andebol. -”Fizeram uma prova exemplar, pelo que agora há que brindar”, disse Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, visivelmente satisfeito com aquela conquista. 
-”É bem verdade. Brindemos pois à ADB, aos seus jogadores, dirigentes, treinadores, adeptos e ao condado do Burgo. Esta subida de divisão é a demonstração do querer e do esforço de todos, numa Villa que voltou a demonstrar ter tradição no andebol”, referiu Godofredo, secretário geral da BR, que ainda se recorda do inferno do Afonso de Paiva.
 -”Aquilo era o deus me livre. As equipas que vinham ao Burgo já sabiam que tinham pela frente uma equipa forte e um público enorme”, acrescentou Jeremias, que tal como Líder aceitou o tintinho de Ernestinho e o pastel de bacalhau de Adruzilda. 
-”São estes momentos que nos fazem ser felizes”, disse Godofredo.
-”É o melhor que levamos daqui. Estar com os amigos, conviver e, neste caso concreto comemorar mais uma vitória, agora no andebol...”, adiantou Jeremias, na expetativa que um dia a ADB possa subir à divisão principal, que o Burgo Futebol Clube consiga ir para a 2ª Liga e que o Esperança Boa suba à 1ª divisão.
-”Venha de lá então esse brinde à saúde da amizade”, concluiu Godofredo, enquanto juntava mais festa à romaria...

COMENTÁRIOS