Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Independência

JC - 02/11/2017 - 10:06

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, decidiu enviar um email, com a devida identificação não fosse alguém pensar que se escondia no anonimato virtual, para o responsável máximo da Nação Lusitana, para o parlamento, cadeias de distribuição, hospitais e outras entidades. O homem forte da BR considera que o interior do país tem sido deixado à sua sorte e que “só quando há desgraças é que é falado. Nessa altura é só beijinhos, abraços e muitos anúncios, que com o decorrer do tempo são coisa nenhuma”, disse.
Na carta eletrónica, Jeremias diz que “chegou o momento do interior da nação Lusitana fazer valer esse mesmo facto e de começar a cobrar ao resto do país as desigualdades de que sofre. Toda a alimentação que entra no território luso passa pelas nossas estradas e fronteiras. Se calhar há que cobrar uma taxa de passagem ao governo lusitano, até porque muitas das estradas utilizadas já passaram para os condados e as pessoas que cá moram nada beneficiam com isso”.
A missiva de Jeremias surgiu da ideia da independência da Cais Talunha, no Reino de Castella. -”Eles querem a independência, nós queremos deixar de ser tratados como coitadinhos. Se um dia fecharmos as nossas estradas, o país morre à fome”, argumenta o presidente da Brigada do Reumático, para quem a injustiça é tamanha que nem sabe por onde começar: -”São as portagens na Auto Estrada do Burgo caras como tudo, foram os serviços públicos que fecharam no passado, são as carruagens do pouca terra que mais parecem comboios sem suspensão, são as pessoas que se vão embora porque lhes ardeu tudo, etc”, acrescentou.
Godofredo, secretário geral da BR, não contesta a ideia dessa pseudoindependência do interior raiano. -”Agora tudo fala no interior. Mas quando é para ajudar, aquilo que vimos são cortes. São cortes no ensino superior, são cortes na saúde, são cortes na justiça, são cortes em todo o lado, e muita promessa determinada, mas vaga na concretização, porque a burocracia do país assim o determina”, disse.
-”É por essas e por outras que temos que dizer basta. Todos juntos, sem demagogias, pois se assim não for daqui a 10 ou 20 anos, já quase não morará ninguém em muitos condados do interior”, concluiu Evaristo, do Conselho Fiscal da BR, enquanto relia o email de Jeremias...
JC

 

COMENTÁRIOS