Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: História

JC - 30/11/2017 - 9:51


Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, reuniu os associados da coletividade que fundou e preside, para anunciar o lançamento das memórias do Burgo. -”Não podemos correr o risco de querem apagar ou alterar a história do condado, das suas coletividades, instituições ou organismos, sejam eles públicos ou privados”, disse o responsável máximo pela BR.
-”Por isso”, prosseguiu Jeremias, “pretendo criar um grupo de trabalho que me acompanhe nesta difícil tarefa de investigar e de colocar os pontos nos iis da nossa história”.
-”Aí está uma boa ideia!”, disse Godofredo, secretário geral da BR, que de pronto teve a anuência de Evaristo, membro do Conselho Geral da Brigada.
A conversa suscitou, no entanto, dúvidas a alguns associados da BR. Tobias, sócio vai para 20 anos, antigo inspetor da Brigada nas obras do Tólis, considera a proposta interessante, mas não sabe por onde começar a investigação. -”Vamos ver das coisas aonde?”, questionou.
-”Desde logo aos arquivos do Condado, mas também aos jornais. Há alguns que, quando consideram necessário, até recordam o que está para trás nas instituições, a sua origem e a sua evolução, mesmo contra determinados arautos da inverdade que por conveniência própria preferiam que a dita estória ficasse mesmo no baú da história”, esclareceu Jeremias.
-”Pois se é assim, vamos ao trabalho!”, referiu Anastácio, sócio da BR há cerca de duas décadas, e com jeito para a escrita. 
-”Um dia alguém nos irá agradecer”, concluiu Jeremias, enquanto agendou a primeira reunião de trabalho já para a próxima semana...

JC

COMENTÁRIOS