Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Tokémons & gambozinos

JC - 21/07/2016 - 14:41

Jeremias ainda nem sabe pronunciar muito bem o nome dos bonecos que o neto diz apanhar com o telemóvel. –“Veio como propósito que queria ir caçar Tokémons e eu não percebi nada da conversa. No meu tempo dizíamos para irem aos gambozinos. Um segurava o saco e outro ia enxotá-los. Agora o meu neto do meio convidou-me para ir à procura dos Tokémons nas ruas do Burgo…”, referia o presidente da Brigada do Reumático, ainda meio confuso com a conversa.
-“Os Tokémons são quase como os gambozinos. Só que estes vêem-se no telemóvel e têm que ser apanhados com o dito, numa espécie de realidade virtual. Os gambozinos só entravam no saco, numa realidade imaginária”, explicava Godofredo, secretário geral da BR, que por via do seu vizinho, já teve oportunidade de caçar o Ficaxu, um dos bonecos mais conhecidos.
-“A questão é que ir aos gambozinos era um jogo lusitano, com grande repercussão no Burgo, no tempo em que a informática dava os primeiros passos, os desenhos animados falavam russo, e nem havia telemóvel. Caso contrário, em vez dos Tokémons todo o mundo andava a caçar gambozinos. Até porque os gambozinos eram seres mais bonitos, ágeis e chilreavam em lusitano”, recordava Jeremias.
-“Recordo-me que havia sacos especiais para os gambozinos”, referia Evaristo, do Conselho Geral da Brigada. “Agora há telemóveis específicos para a caça aos Tokémons e cá para mim isto vai ser uma grande confusão, pois até as forças policiais já andam à procura dos ditos bonecos nipónicos, os telejornais colocam os jornalistas a caçá-los no estúdio em direto para depois darem notícias sobre a situação financeira do país e as ondas de calor, como se fosse correto misturar realidades virtuais com coisas sérias, há gente a faltar ao emprego para os ir apanhar, e as ações da empresa responsável pelo jogo subiram em flecha”, acrescentou.
-“Com tanta adesão está bom de ver que nunca mais ninguém vai falar da caça aos gambozinos e que o mais certo é sermos campeões europeus de Tokémons!”, disse Jeremias enquanto tentava colocar o telemóvel a jeito em direção ao pires de caracóis na esplanada do Café Beiral. 
-“Então aí também há Tokémons?”, perguntou Godofredo.
-“Não, aqui é mesmo caracons e cervejux para acompanhar. O telemóvel é só para enganar…”, concluiu Jeremias, já a pensar numa qualquer comenda entregue pela Presidência Republicana de tantos bonecos ter apanhado…

 

COMENTÁRIOS