Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Água

JC - 01/03/2018 - 8:47

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, já tinha ido cumprir promessa à padroeira do Burgo, na expectativa de que a chuva fosse uma realidade. - “Já os meus pais e os meus avós, em tempos de seca, faziam as suas orações. A nossa santa é muito amiga de água. Recordo bem as romarias em que quando a procissão saía do adro, a chuva era uma realidade”, referia o responsável máximo da BR, enquanto degustava, na Tasca do Foguetão, uns ovinhos verdes com tinto da casa, na companhia de Godofredo e Evaristo, respetivamente, secretário geral e presidente do Conselho Fiscal da Brigada.
- “E olha que faz cá muita falta. Ainda bem que pudeste ajudar!”, disse Godofredo, para quem deveria estar um mês inteiro a chover.
- “O ideal era que chovesse de noite e estivesse sol de dia”, retorquiu Evaristo, que rapidamente levou a conversa para a política do Burgo: - “depois de 16 anos à frente da Reunião Magna do Burgo, Justo demitiu-se, alegando razões pessoais”, disse.
A conversa depressa chegou ao fundo da Tasca, pois os balcões também têm ouvidos. Juvenal, laranjista dos sete costados, não teve dúvidas em anunciar o “mau estar do Roseiral com a saída de um dos seus. Estas coisas têm sempre razões que a razão desconhece”, disse.
- “Lá nisso é bem verdade”, respondeu Evaristo, que assim como quem não quer a coisa, aludiu às críticas que estão a ser feitas da Grande Casa da Saúde do Burgo. - “Ao que parece a história ainda vai fazer correr muita tinta”, assegurou.
O diálogo entre os quatro amigos acabaria por dar ao futebol. E foi aí que a fémea do suíno torceu o apêndice caudal, com uma grande discussão entre golos anulados, tempos extra que não o eram e emails proibidos. - “O melhor”, concluiu Jeremias já em desespero com tanta algazarra, “é bebermos a abaladiça e começarmos a falar de pesca, que assim ninguém se chateia e depois ainda podemos degustar uns achigãs grelados na brasa ou uma miga daquelas que tão bem sabemos fazer”.
-”Isso é que é falar”, disseram Godofredo, Evaristo e Juvenal...

JC

COMENTÁRIOS