Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Folia Portajada

JC - 08/02/2018 - 9:40

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, tem para si que o rei do carnaval deste ano vai ser o seu neto, Gongas, de 6 anos de idade, que vai disfarçado do melhor jogador da bola do mundo. - “Até as chuteiras lhe comprei”, disse o responsável máximo pela BR, que devido ao frio que se faz sentir decidiu também adquirir um fato de treino da seleção lusitana, para que as baixas temperaturas não prejudicassem o rendimento do seu descendente mais novo.
Na Tasca do Foguetão, Jeremias mostrava orgulho no desfile dos mais novos, mas era sobre o dos mais velhos, a decorrer no domingo, que a expetativa era grande. - “As sátiras vão ser interessantes de se ver. Temos pena de não poder participar, pois o nosso carro alegórico ficou sem a via de pagamento de portagens. Quer dizer, ficou com a via gasta, ou sem dinheiro”, disse.
-”Então mas as portagens não eram para baixar?”, ironizou Godofredo, secretário geral da BR, enquanto degustava uma patanisca de bacalhau com o tintinho da ordem.
- “Eram, todos prometeram isso. Mas a autoestrada do Burgo continua a ser a mais cara do velho continente e nós cá estamos fartos de ouvir promessas, que não passam disso mesmo. É pagar e calar e ainda nos dizem que temos muita sorte em ter a estrada!”, referia Evaristo, do Conselho Fiscal, que pelo sim pelo não pediu umas iscas à moda do Foguetão, para que o lanche do final de tarde ficasse mais composto.
- “E o pior é que ninguém fala! Agora quem manda na dita via são os castelhanos, que até despediram pessoas do seu centro, e que se recusam a colaborar com muitas entidades. Como se não bastasse ainda nos aumentaram o preço por quilómetro!”, disse Jeremias, para quem a conversa, embora em ambiente carnavalesco, tem muito de sério.
- “E assim continuamos rindo e chorando, porque a triste sina de vivermos no interior...”, concluiu Godofredo, elogiando a Brigada do Reumático por chamar o tema à conversa das quintas-feiras...

JC

COMENTÁRIOS