Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Gota

JC - 13/04/2017 - 10:19

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, nem queria acreditar. Agora que chegou a Páscoa é que o ácido úrico fez das suas. -”Já tinha em programa ir à Villa do Pinhal degustar um cabrito estonado e agora quase que nem consigo mexer o pé esquerdo”, disse, no café Beiral, enquanto bebia uma água que acompanhava os branquinhos dos amigos e camaradas de luta.
-”E tens sorte ser o pé esquerdo, pois se fosse o direito quase que nem conseguias conduzir”, retorquiu Godofredo, secretário geral da BR, também ele acossado, de quando em vez, pela maldita gota. -”Desta vez ando a tomar os remédios de prevenção, para ver se a dita não ataca”, justificou.
A conversa, dadas as circunstâncias clínicas de Jeremias, passou para a festança seguinte. -”Deixa lá que depois tens a romaria do Burgo e aí vingas-te no prato com umas boas sardinhas com feijão pequeno e o tinto da casa”, adiantou Evaristo, do Conselho Fiscal da Brigada do Reumático.
-”Sim, aí vai ser a sério”, disse Jeremias, que depressa lançou a ideia da Brigada do Reumático fazer um mega piquenique para os seus associados. -”Fazemos à maneira antiga, cada um leva as suas iguarias e depois partilhamos”, explicou.
-”Ora aí está uma boa ideia”, reforçou Godofredo, para quem as romarias devem ter esse mesmo espírito, de confraternização e amizade.
-”Então fica combinado. Eu levo uns pasteis de bacalhau e os ovos verdes. O Godofredo pode levar os bifinhos panados e o feijão pequeno, e o Evaristo fica com a tutela das sardinhas e das febras. O vinho é do meu que este ano está uma pomada”, concluiu Jeremias, que mesmo com a dor de gota, não deixa de pensar nos bons momentos que a vida nos concede. A todos uma boa Páscoa...

COMENTÁRIOS