Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Perfil

JC - 15/03/2018 - 9:13

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, tenta acompanhar a evolução tecnológica. Primeiro frequentou um curso de internet para seniores ministrado no Burgo. Agora é o neto do meio que o ensina a navegar nas redes sociais e na internet. Até a Brigada do Reumático decidiu criar uma página para comunicar com os seus associados. O problema são alguns comentários que foram sendo lá colocados por pessoas que de facto não existem. 
- “Há muita gente que cria perfis falsos. Ou seja inventam nomes, colocam fotografias enigmáticas, às vezes nem colocam fotos nos perfis e depois fazem-se amigos e amigos dos amigos”, disse Joca, o dito neto de Jeremias, que apesar de ainda não ter idade para andar nas redes sociais, manobra como ninguém essas plataformas e depressa alertou o avô para esses perigos.
- “Em boa hora o Joquinha falou comigo”, disse Jeremias. - “Achei estranho ver tantos elogios a uma personagem e tantas partilhas de uma determinada página. Como não percebo muito destas coisas, no almoço de domingo fiz um comentário sobre o assunto. Fomos ver e a coisa é mais alargada do que o que se pode pensar”, esclareceu o presidente da BR, na Tasca do Foguetão, enquanto degustava uma patanisca de bacalhau acompanhada de um tinto caseiro.
- “O meu filho também já tinha falado nisso”, argumentou Godofredo, secretário geral da BR, para quem essa questão dos perfis falsos deve ser criticada, mas acima de tudo “deve servir de alerta para quem pensa que tudo o que está na internet é verdadeiro”.
- “O problema”, assegurou Evaristo, do Conselho Fiscal da Brigada, “é o envolvimento de entidades responsáveis e pessoas respeitosas nesses processos”.
- “Lá nisso tens razão, mas, como diz a velha máxima, a verdade vem sempre ao cimo e também nestas coisas das novas tecnologias isso acontecerá, porque a mentira, a calúnia e o autoelogio depressa são apanhados...”, concluiu Godofredo, enquanto pedia a abaladiça.

JC

COMENTÁRIOS