Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Romaria

JC - 19/04/2018 - 14:41

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, foi à romaria do Burgo a cumprir a tradição, mas só no feriado do Condado é que conseguiu fazer o tradicional piquenique à moda antiga. -”Às sete horas da manhã já estava a marcar lugar e a colocar as mesas e as cadeiras de campismo, pois para mim a verdadeira romaria passa por levar o farnel de casa e conviver com os amigos, para além de participar na eucaristia e na procissão”, justificou o responsável máximo da BR.
-”E foi um dia a fazer lembrar o de outros tempos. Os pasteis de bacalhau estavam divinais, os ovinhos verdes nem se fala e as sardinhas assadas no fogareiro até fumegavam. Isto para não falar nos bifinhos panados, nas pataniscas e no vinho do camarada Evaristo”, disse Godofredo, secretário geral da BR, que como é hábito juntou a sua família à de Jeremias e à de Evaristo, para um convívio que fez esquecer as agruras futebolísticas da vida.
-”Há 30 anos andávamos aqui com os nossos filhos, hoje são os netos que nos levam aos carrosséis. E é uma alegria. Vejam lá que, na terceira idade, ainda me meti nos carrinhos de choque com o meu mais novo. Foi uma festa que só terminou com uma fartura bem quentinha”, referiu Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da Brigada do Reumático.
-”Esta é a melhor terapia que pode haver!”, disse Jeremias, que mais uma vez conseguiu reunir os amigos num convívio agradável que começou quase uma semana antes, com a prova das sardinhas na barraquinha do «Barbas». -”E se elas estavam boas”, acrescentou o presidente da Brigada do Reumático, para quem “o estar com os amigos é o melhor que se leva da vida”.
-”Lá nisso tens razão, anda aí tudo a morder a língua nas redes sociais, como se tudo estivesse mal e como se todos fossem isto ou aquilo, quando, no fundo, nada supera a amizade e o bem que daí resulta”, concluiu Godofredo, enquanto servia os últimos copos do garrafão de cinco litros, como forma de brindar à vida...

JC

COMENTÁRIOS