Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Sabores de pressão

JC - 25/08/2016 - 8:52

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, ainda se lembra do tempo em que ia de férias com os seus avós ali para a Serra da Carduma. -”Aquilo era uma aventura íamos num carro de bois e demorávamos mais que um dia”, diz, para depois recordar o farnel que levavam na dita viagem. -“Ainda hoje sinto o sabor dos ovos verdes fritos em azeite caseiro com aquele sabor a vinagre de vinho branco, ou os pasteis de bacalhau, que férias eram férias e a viagem tinha que ter ração melhorada”, acrescentou.
-“Eu também ia com os meus avós para o Castelo Velho e lembro-me bem dessas iguarias e das bicas de azeite com o queijo corno de cabra que por ser duro já ninguém o queria, mas que a minha avó colocava em azeite da quinta e aquilo sabia-me melhor do que hoje me sabem os camarões de viveiro”, referia Godofredo, secretário geral da Brigada do Reumático.
A conversa decorria em tom nostálgico, ao sabor de umas pataniscas de bacalhau e de uns carapaus fritos em molho de escabeche, no terraço de Evaristo, que por fazer anos decidiu juntar os amigos da BR para um lanche ajantarado com direito a ver a bola no LCD previamente colocado naquela espaço. -“Pois estas pataniscas estão mais que boas. São estes sabores que nos levam a outros mundos e amizades. É isto que levamos connosco. O resto é conversa. Há sempre quem prefira criar confusão, promover a inveja, fazer pressões sobre impressionáveis, ou desviar as atenções para o acessório por falta de competência, há sempre quem nunca teve a possibilidade de degustar as ditas pataniscas só pelo simples prazer que elas nos dão”, destacou Evaristo.
-“Do que tu te fostes lembrar agora. Deixa lá isso que hoje fazes anos e não é dia de falarmos de política ou lá naquilo que tu estavas a falar”, disse Jeremias, conhecedor profundo daquilo que vai na alma de Evaristo.
-“Também tens razão. Agora vou apostar nos carapaus em molho de escabeche. E sim, de facto, isto é o melhor que podemos ter: amigos e boa mesa”, respondeu Evaristo, enquanto abria mais uma garrafa de vinho verde fresquinho, para que ninguém ficasse com nada na garganta, porque na Brigada do Reumático sempre se diz o que se pensa. É assim desde a primeira hora e será assim, sempre, no futuro seja com o dito ou com um outro de pressão…

COMENTÁRIOS