Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Suminhos

JC - 22/09/2016 - 11:16

Josefina nem queria acreditar. Ali mesmo ao seu lado, Lebre, ex-ministro primeiro e atual presidente do Laranjal, percorria as ruas da aldeia sem gravata, dando o mote que o tempo é de arregaçar as mangas. -”Nunca o tinha visto ao vivo”, comentava para a sua vizinha Amélinha, ambas já na casa dos 80. 
-”E então o que te pareceu?”, perguntou Amélinha.
-”Muito bem, nem parece o homem da austeridade”, respondeu Josefina, que não perde uma notícia do Jornalão do Burgo.
-”Até me deu dois beijinhos”, acrescentou Josefina, que ainda assim preferiu regressar a casa em vez de ir ao almoço. -”Para mim já chega de política. Estou tão fartinha que nem posso. Só de pensar que umas vezes falam assim e outras falam assado, até me doem as cruzes, quanto mais a cabeça”, justificou.
No Burgo, a festa do Laranjal voltou a ter Lebre como cabeça de cartaz. Junto às piscinas, espaço amplo, com muito terreno por preencher. -”É a vida”, disse Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, que por dever cívico também passou pela cerimónia. -”Num outro local, seria mais fácil por a malta mais junta”, acrescentou o responsável pela BR.
A posição de Jeremias foi partilhada por Inocêncio, «laranjista» desde que o partido existe. Um homem da velha guarda, que não tem dúvidas de que num outro local, ainda que não tão bonito, a coisa passaria melhor. -”Mas o dia é de festa e o Laranjal no Burgo até tem novos dirigentes”, disse, com alívio, Inocêncio.
-”Tem calma amigalhaço, vamos mas é beber uma fresquinha, que depois de tanta faladura já merecemos”, disse Jeremias.
-”E desta vez bebo mesmo uma laranjada, sem gelo, só para degustar o doce sabor da fruta”, ironizou Inocêncio, que na hora da verdade preferiu uma cervejola, em vez do suminho, com uma febra na brasa que àquela hora da tarde a fome já apertava...

 

COMENTÁRIOS