Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Tajo

JC - 20/04/2017 - 11:47

Encosta, manda chuva do Governo da Nação Lusitana, veio a Villa Roda, patrocinar um novo modelo de gestão do Parque do Rio Tajo, o qual coloca na mesa das decisões os presidentes dos condados banhados pelo dito caudal ibérico que de Castella vem com a água limpa e cristalina, mas que mal passa a fronteira fica com aquela poluição que só os lusitanos sabem fazer.
-”Diz que vai ser um projeto piloto”, referia Jeremias, presente na cerimónia e que por um triz não viu a Brigada do Reumático, de que é presidente, fazer parte desse conselho de gestão. -”Ainda tentei que nos considerassem, sobretudo pelas nossas posições ambientalistas, em que defendemos as mesmas regras de um lado e do outro da fronteira. Não só em termos de pescaria, mas também de navegabilidade, pois o rio é o mesmo”, disse.
-”Mas a Brigada do Reumático não é uma associação ambientalista!”, disse Godofredo, o secretário geral da mesma, para quem não fazia sentido nenhum a BR pertencer à mesma comissão.
-”Lá nisso tens razão e a presidência até ficou muito bem entregue, pois o Condado de Villa Roda sempre defendeu o ambiente”, acrescentou Evaristo, do Conselho Fiscal da Brigada.
-”Agora resta saber que medidas vão ser tomadas e como serão encontrados equilíbrios entre todos os intervenientes”, argumentou Jeremias, para quem não “devem existir posições extremas, pois ninguém quer o mal do parque”.
-”Uma coisa é certa. Já se perderam muitas oportunidades desde que o mesmo foi criado. Passaram muitos anos e nunca se conseguiu potenciar este importante património. Ou por que sim, ou por que não, as coisas foram avançando e recuando. A ver se é desta!”, opinou Donzildo, que nas horas vagas vai pescar à margem castellana do rio, aquela que não tem poluição, e onde sempre se pode navegar...

COMENTÁRIOS