Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Tempo

JC - 28/06/2018 - 9:33

- “Temos cá o calor!”, referia Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, em conversa circunstancial de elevador com o vizinho do 5º esquerdo.
- “Já cá fazia falta para ver se as uvas ficam doces e não se estragam”, respondia Zinga, agricultor nas horas vagas que, garante, tem o melhor vinho da aldeia que o viu nascer.
- “Mas parece que vem aí chuva!”, disse Josefina, do 3º direito, que também tem umas parreirinhas lá na terra.
- “Isso é que é mau”, acrescentou Jeremias, enquanto se despedia da vizinhança que a viagem até aos rés do chão tinha terminado sem sobressaltos.
A conversa sobre o tempo é das que mais vezes se repete no dito meio de transporte vertical. Para o presidente da Brigada do Reumático este é um assunto importante, “tanto mais que já todos vimos o tempo que vai fazer nos telemóveis. Até o meu neto mais novo sabe se pode ir à piscina praia do Burgo ou não”, disse, já na esplanada do Café Beiral, para o camarada Godofredo, secretário geral da BR, e para o companheiro Evaristo, presidente do Conselho Fiscal da Brigada.
- “Este pormenor tecnológico faz-me recordar aquela ideia de que os telemóveis também servem para telefonar. É que na maioria do tempo eles são utilizados de outras formas, ou para consultas, ou para partilhar coisas nas redes sociais, ou para ler notícias etc”, disse Evaristo.
- “E agora anda aí tudo a discutir se esses dispositivos devem ou não ser permitidos nas escolas. A RTL - Rádio Televisão Lusitana fez um debate sobre o assunto, mas foi tão fraquinho que até a minha Norberta optou por ligar o telemóvel para ver o que as amigas tinham partilhado na net”, acrescentou Godofredo.
- “Pois é, o medo guardou a vinha, mas o tempo é que é o problema. O tempo que se passa com o dito, o tempo que vai demorar a perceber-se que todos nós não largamos o telemóvel e que isso faz parte do dia a dia, o tempo de se perceber que por ele também podemos aprender e o tempo que ele nos diz que vai fazer no fim-de-semana”, esclareceu Jeremias, enquanto olhava para a Sé. - “Esta imagem merece uma fotografia”, concluiu ao mesmo tempo que usou o seu smartphone para tirar o respetivo retrato...
JC

 

COMENTÁRIOS