Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ródão: Centroliva encerrada por incumprimento ambiental

Reconquista - 11/03/2017 - 19:09

A empresa que se dedica à produção de energia elétrica a partir da combustão de biomassa "não fez os investimentos com que se tinha comprometido há mais de um ano".

Partilhar:

A Centroliva tem revelado falhas ambientais, diz a CCDRC. Foto arquivo Reconquista

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Cento anunciou que vai encerrar a Centroliva em Vila Velha de Ródão.

A empresa que se dedica à produção de energia elétrica a partir da combustão de biomassa (bagaço de azeitona, estilha e resíduos florestais) "não fez os investimentos com que se tinha comprometido há mais de um ano com o Governo, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e outras entidades públicas, e que visam instalar sistemas de tratamento de efluentes gasosos, obrigatórios por lei", diz a CCDRC em comunicado.

A mesma fonte fala em falhas de apresentação de relatórios de autocontrolo e incumprimentos em sete anos.

A última fiscalização aconteceu no dia 7 com medições em duas caldeiras "tendo-se verificado o incumprimento dos valores limite de emissão aplicáveis aos poluentes partículas, monóxido de carbono e compostos orgânicos. A título de exemplo, constatou-se que a concentração de monóxido de carbono nas duas caldeiras é superior ao valor limite legal aplicável em 49 vezes numa caldeira e 34 vezes na outra caldeira".

A exposição aos poluentes atmosféricos "pode estar associada ao aumento de risco de contrair patologia diversa de que são exemplos, entre outras, as doenças do foro respiratório e cardiovascular, sobretudo em populações mais vulneráveis como crianças, grávidas e doentes crónicos".

A CCDRC decidiu que as caldeiras deviam ser desligadas, medida que só será anulada após verificar que o perigo deixou de existir.

COMENTÁRIOS