Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ródão: Inspeção cessa atividade da Centroliva

Reconquista - 22/11/2017 - 11:29

Inspeção feita esta semana determinou “a cessação compulsiva da atividade de secagem de bagaço de azeitona". É a segunda decisão do género em menos de um ano.

Partilhar:

Empresa terá de tomar medidas nas próximas semanas. Foto arquivo Reconquista

O Ministério do Ambiente cessou a atividade da Centroliva e intimou a empresa localizada em Vila Velha de Ródão “a tomar medidas para retomar a atividade”.

A decisão foi conhecida esta quarta-feira depois de a Inspeção-Geral do Ambiente ter estado na empresa na segunda e terça-feira.

Em comunicado o ministério dirigido por Matos Fernandes esclarece que no dia 4 de novembro “foi verificada a descarga de águas pluviais contaminadas, provenientes da empresa Centroliva, sita na área de influência da Bacia do Rio Tejo, em Vila Velha de Ródão”.

A nova inspeção feita esta semana determinou “a cessação compulsiva da atividade de secagem de bagaço de azeitona, desenvolvida por esta empresa, sem que para tal fosse detentora de licença válida”.

A empresa fica agora intimada para não receber e armazenar bagaço de azeitona na lagoa junto à unidade de secagem e num prazo de cindo dias uteis terá de apresentar “um plano calendarizado de remoção e encaminhamento dos produtos contidos na referida lagoa”.

Terá ainda de enviar um plano “para remoção de águas ruças” de um tanque e de uma lagoa.

O prazo para concretização de todas as medidas é de 20 dias úteis.

A Centroliva tinha sido encerrada por incumprimento ambiental no último mês de março e reabriu em maio.

Ainda há menos de um mês a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão tinha pedido uma intervenção das autoridades na empresa.

COMENTÁRIOS