Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ródão: Limpeza do fundo do Tejo já começou

José Furtado - 21/06/2018 - 23:36

 VÍDEO  Durante os próximos meses vão ser aspirados do fundo do rio os sedimentos de poluição acumulados ao longo de anos. O ministro do Ambiente visitou o local.

Partilhar:

Lamas do fundo do rio ficam a secar nestes sacos de grande dimensão. Foto José Furtado/ Reconquista

A operação de limpeza do fundo do rio Tejo começou junto a Vila Velha de Ródão.

O estaleiro foi instalado num terreno próximo das Portas de Ródão, que o ministro do Ambiente visitou esta quinta-feira, pouco dias depois do arranque dos trabalhos.

Durante os próximos meses vão ser aspirados do fundo do rio os sedimentos de poluição acumulados ao longo de anos, que terão sido responsáveis pelo aparecimento de espuma junto a Abrantes, no início do ano.

José Pedro Matos Fernandes garante que o impacto da operação no monumento natural, que acolhe diversas espécies protegidas, será mínimo, não estando previstos trabalhos durante o período da noite.

A operação custa mais de um milhão de euros e a tecnologia nunca tinha sido usada em Portugal.

Depois de extraídas do fundo do rio, a mais de um quilómetro do estaleiro, as lamas são aspiradas através de um tubo e tratadas num depósito com sete metros de altura, que separa a água dos detritos.

Estes são enviados para sacos fechados de grande dimensão, onde irão ficar a secar durante as próximas semanas.

Só depois deste processo serão retiradas do local com recurso a camiões depósito, explicou o responsável pela operação.

O ministro aproveitou a visita para anunciar o lançamento da Operação Tejo Limpo, um projeto a quatro anos para reforço do combate à poluição, que prevê o regresso dos guarda-rios.

Esta operação, que inclui a compra de barcos, veículos, material para análises e uma solução tecnológica para controlar os valores das descargas, custará dois milhões e meio de euros.

 

 

COMENTÁRIOS