Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Rowing Tour: Remo de lazer estreia-se no Tejo Internacional

José Furtado - 21/07/2017 - 9:00

Nesta edição experimental participam apenas 20 pessoas mas há um grande potencial de crescimento.

Partilhar:

O programa foi apresentado num passeio pelo Tejo, junto às portas de Ródão. Foto José Furtado/ Reconquista

O Tejo Internacional vai receber pela primeira vez no fim-de-semana o Portugal Rowing Tour, um evento anual de remo de lazer que todos os anos junta participantes de várias nacionalidades em diversos rios do país, como o Mondego ou o Douro.

Nesta edição experimental, nos dias 22 e 23, participam apenas 20 pessoas, que vão percorrer uma distância superior a 44 quilómetros.

Embora haja poucos participantes inscritos existe um grande potencial de crescimento, diz o Ginásio Clube Figueirense, que tem assumido esta organização na região.

Joaquim de Sousa, o presidente da assembleia geral da coletividade da Figueira da Foz, explicou que esta vertente do remo cresce ao ritmo de oito por cento ao ano na Europa, contando com dois milhões de praticantes no continente.

Só em França, de onde o modelo foi importado, há cerca de meia centena de circuitos do género, referiu na apresentação, que decorreu num passeio de barco junto às portas de Ródão.

Para Adriana Rodrigues, da Turismo do Centro, “esta é uma forma de trazermos a Vila Velha de Ródão pessoas de várias faixas etárias e de diversas nacionalidades, que vêm conhecer o concelho”.

O rowing tour é encarado como um nicho de mercado, que a Turismo Centro quer continuar a trabalhar.

José Manuel Alves também vê um grande potencial neste tipo de iniciativas.

Para o vereador da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão “alguns operadores turísticos aperceberam-se que o rio pode ser uma fonte de negócio mas a área desportiva e de lazer não está desenvolvida no Tejo”.

O Portugal Rowing Tour Tejo Internacional 2017 tem o apoio do município e a organização da Turismo Centro de Portugal e do Ginásio Clube Figueirense.

CALENDÁRIO Os remadores inauguram o encontro pelas 10H00 de sábado, dia 22, entre Lentiscais (Castelo Branco) e Cedillo (Espanha), com regresso a Lentiscais, com cerca de 22 quilómetros.

Pelas 15H30 percorrem o rio de Vila Velha de Ródão a Fratel, com cerca de 18 quilómetros.

No domingo pelas 10H00 remam cerca de 15 quilómetros, entre Barca da Amieira e Belver.

A organização preparou também um programa para acompanhantes.

COMENTÁRIOS