Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Santa Águeda: Plataforma planta árvores na barragem

Reconquista - 19/01/2018 - 18:31

Depois de em novembro ter ajudado a retirar o lixo do local, a Plataforma de Defesa da Albufeira de Santa Águeda volta à barragem mas destas vez para plantar árvores.

Partilhar:

Árvores vão ser plantadas na faixa de proteção. Foto arquivo Reconquista

 

Depois de em novembro ter ajudado a retirar o lixo do local, a Plataforma de Defesa da Albufeira de Santa Águeda volta à barragem do concelho de Castelo Branco mas destas vez para plantar árvores.

Esta ação piloto de arborização, marcada para o próximo sábado dia 20, pretende melhorar a chamada faixa de proteção total, que é de 50 metros em torno do espelho de água.

A plataforma espera que esta sua iniciativa “possa servir de exemplo para um eventual seu possível prolongamento futuro, no intuito de que as diversas funções que justificaram o estabelecimento desta faixa possam ser efetivamente obtidas”.

Nesta campanha vão estar envolvidos cerca de 20 voluntários, com início previsto às 9H30.

A organização recorda que a faixa de proteção encontra-se “total ou parcialmente desarborizadas”, o que contribuiu para a erosão e a chamada lixiviação.

A vegetação funciona “como corredor ecológico para a fauna” e também como um “sistema natural de depuração contínua das águas (a custo zero), importantíssima face ao propósito mais importante desta albufeira, que é o fornecimento de água com qualidade apropriada para abastecimento urbano”.

A arborização será feita com espécies como salgueiros brancos e pretos.

Segundo os especialistas dentro de dois anos poderão ser plantadas outras espécies.

O terreno pertence à Câmara Municipal de Castelo Branco, tendo cerca de 225 metros de extensão, entre o paredão e uma zona de eucaliptos.

O município apoia a iniciativa da plataforma, tal como a Agência Portuguesa do Ambiente.

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Plantar árvores é sempre bom.
O planeta bem precisa.