Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Velha: 41 anos ao serviço da Instituição

Augusto Matos de São Pedro (Provedor) - 05/01/2017 - 9:51

Sendo um longo período no tempo, na realidade às vezes não se dá por isso, porque, há sempre o desejo de se fazer mais e melhor, na esperança de se atingirem os objetivos planeados pela vontade de uma equipa que abraça uma causa, a de servir a nossa Santa Casa da Misericórdia, cumprindo-se assim, a doutrina das “Obras de Misericórdia” .

Partilhar:

Sendo um longo período no tempo, na realidade às vezes não se dá por isso, porque,
há sempre o desejo de se fazer mais e melhor, na esperança de se atingirem os objetivos planeados pela vontade de uma equipa que abraça uma causa, a de servir a nossa Santa Casa da Misericórdia, cumprindo-se assim, a doutrina das “Obras de Misericórdia” .
Como tudo tem o seu tempo, este espaço de tempo teve início no ano de 1976, data muito conturbada para as Misericórdias, em especial na área da saúde, sendo também extinta esta Misericórdia, situação essa, que após alguns anos se começou a normalizar.
Nesta data, 1976, assumi as funções de Vice - Provedor , as quais exerci até 1995 (20 anos), sendo Provedores nesse período, o Sr. Conde , João Filipe  e, o Sr. Engº. Augusto Pinto da Rocha.
Em 1996, na nova constituição dos Corpos Gerentes, assumi as funções de Provedor, cargo que exerci até 10DEZ2016, (21 anos), com uma equipa que poucas alterações so-  freu, apenas por motivo de saúde ou de falecimento, visto que, a vontade de servirmos a nossa Santa Casa da Misericórdia ultrapassava todas as dificuldades, a fim de cumprir-  mos a nossa missão, dignificarmos a Instituição e a Irmandade, respeitar a memória e a obra deixada pelos Irmãos falecidos, desta multissecular Misericórdia com 516 anos.
Sendo a Misericórdia mais antiga do Concelho (9) e do Distrito (26), é a 28ª. instituída  no País, num universo de cerca de 400 Misericórdias, daí o respeito e o carinho que nos merece, bem como o apoio na continuação da sua ação cultural, patrimonial e cultual, deixando aqui um sincero agradecimento, à Irmandade, aos Corpos Gerentes, às entida- des que nos quiseram ajudar, e a alguns anónimos, que também nos incentivaram a man-  ter com rigor, as ancestrais tradições religiosas da Quaresma e Semana Santa, assim  co- mo, a colaboração e o apoio da nossa comunidade de Proença. 
Em tempo que considerei oportuno, informei que não seria candidato nas próximas e- leições, alertando para a hipótese de me demitir, caso não houvesse uma lista a concorrer,   facto que já nos três mandatos anteriores tinha acontecido.
Como na realidade se verificou a ausência de pelo menos uma lista, na Assembleia Ge- ral marcada para esse efeito (10DEZ2016), apresentei ao Sr. Presidente da Assembleia a minha demissão com efeito imediato, cessando as minhas funções após a entrega de to-  dos os bens e valores da Santa Casa da Misericórdia.  
Como Provedor, o meu tempo chegou ao fim, visto que, por razões de ordem pessoal, e a não concretização por falta de apoio a alguns projetos de interesse para o património histórico e cultural da Misericórdia, muito contribuíram para esta decisão, daí, a razão do meu desencanto e a desmotivação em organizar uma lista para apresentar às eleições. 
Com uma saudação fraterna e amiga, aqui deixo o meu Bem Hajam a todos os que me ajudaram  nesta caminhada, no verdadeiro sentido de se cumprir a Misericórdia.
Proença-a-Velha, 10 de Dezembro de 2016

COMENTÁRIOS