Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sarzedas: Palestra sobre poetas de antanho

- 11/07/2017 - 14:39

O Movimento Monárquico de Castelo Branco organizou  uma palestra tendo abordado o tema “Dois Poetas do Cancioneiro Geral (1516), Senhores de Sarzedas e Sobreira Formosa”. O orador foi o poeta António Salvado.

Partilhar:

O Movimento Monárquico de Castelo Branco organizou no passado dia 1, uma palestra com apoio da Freguesia de Sarzedas. Tendo como tema abordado “Dois Poetas do Cancioneiro Geral (1516), Senhores de Sarzedas e Sobreira Formosa”, tendo sido orador o poeta albicastrense António Salvado.

O evento decorreu na Junta de Freguesia de Sarzedas, estando presentes na mesa o orador, a presidente da Freguesia de Sarzedas, Celeste Rodrigues, o presidente da Juventude Monárquica, Rui Mateus, o meteorologista Manuel Costa Alves e a historiadora Maria da Graça Vicente.

"Garcia de Resende lembrou-se por bem de compilar poesias de vários autores, organizando milhares de textos, criando assim um Cancioneiro que editaria em 1516. É de enorme importância este legado deixado por Garcia de Resende, pois é uma forma de conhecermos a cultura de Portugal", ficou expresso durante este encontro. "Nesta obra notável, estão referidos vários autores com ligações ao distrito de Castelo Branco, entre os quais João Rodrigues de Castelo Branco, Rui Gonçalves de Castelo Branco, Dom João de Castelo Branco, entre outros, dois notáveis Senhores de Sarzedas e Sobreira Formosa – Fernão da Silveira e seu filho Francisco da Silveira, que haviam sido referidos num passado recente por Manuel da Silva Castelo-Branco", explicou-se.

Fernão da Silveira e seu filho Francisco da Silveira haviam composto várias poesias que estão no Cancioneiro Geral de Garcia de Resende, as poesias abordam vários temas de natureza amorosa, satírica e social. Manuel Costa Alves recitou nesta sessão poesias de ambos e António Salvado recitou uma poesia do poeta João Rodrigues de Castelo Branco, a célebre “Cantiga Partindo-se”.

No final da palestra um habitante da vila de Sarzedas recitou poemas de seu pai e a finalizar interveio o historiador de Sarzedas João Lourenço Roque.

 

C. BRANCO Entretanto, no próximo dia 18, pelas 20H30, em Castelo Branco, o mesmo Movimento Monárquico vai organizar a sua 55ª Palestra deste ciclo. Desta feita com o apoio da freguesia albicastrense. Tom Hamilton é o orador convidado, para abordar o tema "A cultura celta na Beira Baixa".

Tom G. Hamilton é músico, investigador e autor do projeto "Canção Raiana Perdida" e vai falar sobre "Os Vettones", um povo ancestral na Beira Baixa e na Estremadura de Espanha, como explica uma nota informativa sobre este evento.

COMENTÁRIOS