Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Inspeções de gás natural deixam de ser obrigatórias

Selectra - 23/05/2017 - 10:31

Foram aprovadas novas medidas que estabelecem o fim das inspeções de gás natural em caso de alterações contratuais. 

Partilhar:

Fotomontagem Reconquista

Num mês em que o governo luta pela simplificação do mercado livre de energia, chega mais uma boa notícia.

Foram aprovadas novas medidas que estabelecem o fim das inspeções de gás natural em caso de alterações contratuais. 

Antes das novas regras, era obrigatória a realização de inspeções de gás natural, no caso de mudança de titularidade, novas ligações de gás natural ou qualquer outra alteração contratual, o que representava um elevado custo para os consumidores, e fazia com que, muitas vezes, os clientes não quisessem realizar alterações no contrato que detinham. 

De modo a reduzir custos para os cidadãos e empresas e simplificando as mudanças contratuais na área do gás natural, o governo aprovou esta medida, no entanto as inspeções de gás não vão acabar.

Continuarão a existir as inspeções periódicas de gás, de cinco em cinco anos para instalações de gás, realizadas há mais de 20 anos, que não tenham sido remodeladas, no caso de consumidores domésticos, e, para restauração, hotelaria, hospitais, escolas e empresas públicas ou privadas, de três em três anos (antes da aprovação desta medida realizavam-se a cada dois anos). 

Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, companhia comparadora de tarifas de energias no mercado livre, comenta que: “A inspeção serve para garantir que a instalação segue os requisitos mínimos de segurança e que ela tem condições técnicas para garantir o bom funcionamento do fornecimento de gás natural, e esta nova medida não irá afetar esta garantia nem a segurança dos consumidores, uma vez que continuarão a existir as inspeções periódicas, e isso é o mais importante.”. 

É necessário ressaltar que, para além da diminuição dos custos que estas regras aportavam, esta medida irá estimular a concorrência dado que facilitará a mudança de comercializadores em caso de insatisfação, e acelerará todo o processo de mudanças contratuais. 
 

O Espaço Selectra é uma parceria entre o Reconquista e a Selectra, o comparador online de luz e gás natural. Saiba mais aqui

RELACIONADOS

ERSE estabelece regras para serviços de assistência das Energéticas

Selectra 2

Após as inúmeras queixas registadas em relação aos serviços de assistência técnica prestados por algumas companhias de energia, a ERSE resolveu solicitar uma maior clareza de informação sobre os mesmos, por parte das comercializadoras. 

Dia Mundial da Água: consumo responsável e reutilização

Selectra 0

Em 1993, com o objetivo de gerar uma conscientização acerca da preservação dos recursos hídricos, a ONU instituiu o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. 

O desenvolvimento de projetos de energia sustentável

Selectra 0

Cada vez mais se tem sentido um crescimento na produção e uso de energias renováveis em Portugal, aumentando as vantagens ambientais e diminuindo a necessidade de importar carvão e petróleo. 

Pagamento indevido da Taxa de Ocupação de Solos

Selectra 0

O pagamento da TOS antes paga pelos consumidores portugueses na sua fatura de gás natural, passa a ser responsabilidade das operadoras de infraestruturas, desde 1 de janeiro.

Novos investimentos em centrais de energia solar em Portugal

Selectra 0

Na última semana foi anunciada a construção da maior central de energia solar da Europa, sem tarifa subsidiada, a ser construída no concelho de Alcoutim. 

Gás de botija: novas medidas para regular este mercado

Selectra 0

Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, toca em vários pontos relativos ao mercado de energia, visando sempre o interesse público, defendendo os consumidores e a economia nacional. 

Evolução das energias renováveis, à velocidade da luz.

Selectra 0

A luz solar, como fonte de energia renovável, é cada vez mais explorada, em Portugal, principalmente, devido à localização do nosso país que potencia o aproveitamento deste recurso.  

COMENTÁRIOS