Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Senhora de Mércoles: Estar junto a Deus para passar a mensagem

José Furtado - 20/04/2018 - 15:27

 VÍDEO  Mensagem de proximidade com Deus marcou a homilia de terça-feira, no ponto alto da romaria de Nossa Senhora de Mércoles.

Partilhar:

A missa campal é um dos momentos mais importantes da romaria. Foto Luís Tavares/ Reconquista

 

Era uma vez um concurso de madeireiros em que os dois competidores se digladiavam para ver quem cortava mais árvores.

Um deles não parou de cortar árvores enquanto o adversário fez uma pausa para falar com uma senhora.

No final venceu o que fez uma pausa. Perante a indignação do perdedor veio a justificação: “Aquela senhora é a minha mãe, só me estava a dizer para não me esquecer de afiar o machado”.

Afiar o machado na Igreja “é fazer tudo o que Ele te disser”, afirmou o padre Nuno Folgado na homilia de terça-feira na Nossa Senhora de Mércoles, em Castelo Branco.

O pároco in solidum de São Miguel da Sé centrou a sua mensagem na necessidade de estar junto a Deus para receber a Sua mensagem e transmiti-la aos outros.

Foi isso que a fez chegar aos dias de hoje.

“Vir aqui a casa da mãe há-de fazer a diferença. A senhora que aqui nos traz é bela como na história do lenhador”, afirmou perante os fiéis que assistiram à eucaristia no recinto de Nossa Senhora de Mércoles. O estar “mais do que todas as adjetivações possíveis e imaginárias, é a única coisa que Deus precisa para mudar a história”.

O pároco insiste que é preciso estar junto de Deus, perguntando “quantas graças já perdemos porque decidimos, com as razões mais ponderosas e razoáveis, não estar”.

Se os apóstolos não estivessem juntos “como seria o Pentecostes” e se não estivessem junto à cruz como é que tinha passado a sua mensagem, questionou.

Mas Deus “não castiga, numa lógica retributiva e mesquinha”, escolhendo antes o caminho do amor.

As razões da Fé encontram-se no passado, a partir daqueles que estiveram com Jesus.

“É por causa destes testemunhos de fragilidade redimida, de conversão sempre inacabada, de vida transformada, que hoje aqui estou”, disse o pároco.

A missa campal foi o ponto alto de uma romaria que começou no sábado e terminou na terça-feira, dia de feriado municipal em Castelo Branco.

Após a celebração cumpriu-se a procissão em redor do recinto, que terminou em frente à capela com o adeus à imagem de Nossa Senhora de Mércoles.

O Reconquista transmitiu pela primeira vez em direto as cerimónias. 

 

 

COMENTÁRIOS