Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sertã: Verdes questionam segurança da EN238

Reconquista - 22/03/2018 - 17:33

Os ecologistas querem saber se o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas “tem avaliado o estado de degradação”, nomeadamente dos muros de suporte.

Partilhar:

O deslizamento foi captado por um videoamador. Imagem DR

O Partido Ecologista “Os Verdes” questionou o Governo sobre o estado da estrada nacional 238, que liga Cernache do Bonjardim, no concelho da Sertã, a Ferreira do Zêzere.

Os ecologistas querem saber se o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas “tem avaliado o estado de degradação”, nomeadamente dos muros de suporte.

Segundo o partido os incêndios do último verão fragilizaram ainda mais o estado as encostas junto à estrada, aumentando “os riscos de deslizamentos de terras devido à falta de vegetação, maior erosão e escorrência mais célere das águas pluviais”.

“Se no passado a requalificação da EN238 poderia ter tido algum tipo de entrave pelo facto da via estar concessionada à Ascendi, hoje, sendo da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal não se prevê que haja um conflito de entidades, basta haver vontade de resolver um problema que se poderá tornar gravíssimo”, dizem os Verdes, que falam em riscos para quem circula nesta estrada.

O partido já tinha questionado o Governo anteriormente sobre o mesmo assunto, em 2014 e 2016.

No mesmo dia em que os Verdes entregaram o pedido de esclarecimento no Parlamento foi publicado um vídeo no Youtube que mostra um dos deslizamentos de terras.

O vídeo com cerca de cinco minutos termina com uma boa parte da via intransitável devido às pedras.

 

NOTA DE REDAÇÃO Devido ao teor das declarações do autor do vídeo durante a recolha das imagens o Reconquista optou por não o colocar o vídeo nesta página, deixando no entanto a ligação para quem esteja interessado.

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Os cantoneiros deste tempo (concessionárias) são muito bons a fazer a manutenção de estradas, digo, arrecadar milhões.