Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias e Factos: Setembro escaldante

Agostinho Dias - 07/09/2017 - 9:00

O país tem vivido em tranquila serenidade e até algum encantamento com os resultados económicos vindos a público. O governo domina tudo e todos e até nos tenta convencer que a própria “natureza se muda por decreto” como aconteceu com a polémica dos Blocos de Atividades da Porto Editora.
Setembro, penso eu, vai alterar esta tranquilidade: é a campanha eleitoral para as autárquicas a 1 de outubro que vai agitar a cena política; é a preparação do orçamento de estado para 2018 e que tem de ser entregue no Parlamento até 15 de outubro, que vai complicar as negociações entre os partidos da geringonça, um deles apoiado pelos sindicatos da CGTP e que promete greves.
Há ainda na justiça matéria que pode dar que falar já neste mês: é o apuramento das responsabilidades do que falhou no combate aos grandes incêndios deste verão que devastaram boa parte da nossa floresta, e que o Presidente da República exigiu. É o esclarecimento das circunstâncias em que ocorreu o roubo do material de guerra da base de Tancos, cujo inquérito deve estar concluído até ao fim do mês. É finalmente a Operação Marquês com acusação à vista a José Sócrates e que começa já a dar que falar.
Por tudo isto o mês poderá ser agitado, no entanto, esperamos que ninguém perca a correção, todos abordem os problemas só em busca da verdade, e se acabem com as acusações mútuas tão frequentes nestas circunstâncias. Esperamos que os que não estão interessados em esclarecer a verdade, assumam as suas responsabilidades, em vez de obstaculizar o esclarecimento cabal do que aconteceu. É pedir muito? É exigir que todos sejam capazes de viver em sociedade civilizada e justa.

COMENTÁRIOS