Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Campo de futebol na Lardosa virou lixeira

M.S.A- Lardosense e sócio do C.P.C.D de Lardosa - 27/07/2017 - 12:27

Há nesta freguesia, uma Associação designada por Centro Popular Cultura e Desporto de Lardosa. A sua sede é na Casa do Povo de Lardosa, ocupando três divisões, cedidas, há anos pela junta de freguesia.

Partilhar:

A lixeira em que se transformou o campo de futebol

(...) Há nesta freguesia, uma Associação designada por Centro Popular Cultura e Desporto de Lardosa. A sua sede é na Casa do Povo de Lardosa, ocupando três divisões, cedidas, há anos pela junta de freguesia.
Esta associação é proprietária de um campo de jogos, oferta ou cedido, a preço simbólico, pelo grande benemérito, natural desta freguesia, Domingos Silvares.
No referido recinto desportivo, foram realizados, durante alguns anos, jogos de futebol, das primeira e segundas divisões distritais, a associação, estava, ou ainda estará, na associação de futebol do distrito de Castelo Branco.
Entretanto, passados alguns anos, “O Lardosa” como era vulgarmente conhecido no meio futebolístico, na região, foi dirigido por elementos que bem ou mal tentaram, com alguns remendos e muito oportunismo, para o mal, dirigir a referida associação.
Infelizmente, as coisas foram-se degradando e hoje a situação é caricata.
Há pessoas (?) que se dizem dirigentes associativos, que levaram a associação ao caos total.
O grupinho, fecha-se a sete chaves, na sede, fazendo festas privadas com um grupo pequeno e restrito de pessoas, que não são, nem nunca foram sócios, impedindo assim, que os verdadeiros sócios e também algumas pessoas interessadas em sê-lo.
Depois de tudo isto, temos a vergonhosa situação do campo de jogos, outrora limpo e ordenado.
Hoje, a 25 de julho de 2017, está transformado e vazio  de público, com todo o tipo de entulhos e lixo, vindo sabe-se lá a sua proveniência. A foto ilustra bem o que afirmamos. Para cúmulo, existem ainda, muitos restos de hidrocarbonetos, provenientes dos resíduos da reparação da auto estrada A 23 que nunca foram removidos completamente, isto apesar de certas entidades, poderosas na altura terem sido condenadas a fazê-lo. Mas isto fica à consideração do Ministério do Ambiente e da Justiça.
Posto isto, fazemos um apelo à pseudo direção do Centro Popular Cultura e Desporto de Lardosa, para que limpe toda a porcaria a que autorizou que no citado campo, fosse depositado e também que como que eleições, marcando uma assembleia-geral, com vista a eleger nova direção.
Depois, poderá esta Associação, voltar a servir o povo de Lardosa, no desporto e na cultura uma vez que foi para isso que foi criado.
Assim, solicitamos à pessoa ou pessoas, que detêm as chaves do CPCD de Lardosa, abra as portas aos sócios e demais interessados, como mandam os estatutos, usufruindo todos do direito que lhes assiste de frequentarem a sede para poderem assim regular situações como, por exemplo, pagar as quotas, coisa que nos últimos três anos tem sido impossível.
Lardosenses, o Centro Popular Cultura e Desporto de Lardosa, tem que renascer.
Pode e seve ser local de convívio para todos . Pode e deve de uma maneira ou outra, ter desporto, para benefício da nossa juventude e também para que aos domingos e feriados a bandeira do país e do clube possa ser vista por todos nos mastros da varanda da sede.
Assim, a Associação estará viva e recomendável. Depois de tudo isto, esperamos que o bom senso reine e que a nossa sede esteja disponível sábados e domingos, a horas convenientes, para um salutar convívio entre todos.
Por último, apelamos ao presidente da  Assembleia Geral para que apareça e que faça o que deve ser feito, para bem da Associação.
E já agora, como isto não é uma carta, não esperamos resposta, esperamos sim, ação e cá estaremos andando por aí.

COMENTÁRIOS

Victor Teles
à muito tempo atrás
As coisas acontecem como se relata nesta nota em "Reconquista/Leitores" porque quem às vezes toma lugar nos órgãos sociais de associações e clubes locais não sabe mesmo o que é o movimento associativo e qual o fim a que se destina. Nunca lhes foi explicado o que é o movimento associativo, os objectivos e a sua finalidade. No caso relatado têm uma visão muito redutora do que é e pode ser o movimento associativo. Utilizam um sem número de desculpas para manter-se quietos e levar ao desaparecimento do associativismo local. Somos e temos sempre aquilo que queremos ser e queremos ter. Se é isto que temos, ou fizemos por merecê-lo ou deixámos de fazer alguma coisa que levou ao que temos.