Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Sobreira Formosa: Instituto fecha portas. Câmara lamenta

Reconquista - 02/09/2016 - 18:37

O município diz que o encerramento se deve à “consequente redução do número de alunos”. A escola tinha perdido apoios do Ministério da Educação.

Partilhar:

O colégio tinha 31 anos de atividade. Foto arquivo Reconquista

O Instituto de São Tiago, em Sobreira Formosa, não abrirá as portas no novo ano letivo.

A informação é avançada pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que lamenta a situação.

“A Câmara Municipal de Proença-a-Nova foi informada no dia 1 de setembro pela direção do Instituto de São Tiago – Cooperativa de Ensino C.R.L. da sua decisão de encerrar a instituição de ensino após 31 anos dedicados à nobre missão de ensinar, tendo passado pelo Instituto centenas de alunos do concelho de Proença-a-Nova que aqui completaram a sua escolaridade”, diz em comunicado o presidente do município.

João Lobo diz que o fecho se deve à “consequente redução do número de alunos” e garante que os alunos “terão transporte em viagens compatíveis com os seus horários escolares”.

Quanto aos funcionários “desde já estamos a trabalhar, em conjunto com a direção do Instituto, na procura de uma nova valência para aquele equipamento que tem reconhecida importância social, económica e política no concelho, para que este importante património possa ser colocado novamente ao serviço da população”.

Três colégios privados do distrito de Castelo Branco não vão contar com o apoio do Ministério da Educação para formar novas turmas no próximo ano letivo.

Fora do financiamento ficam o Instituto Vaz Serra de Cernache do Bonjardim (Sertã), o Instituto de São Tiago da Sobreira Formosa (Proença-a-Nova) e o Externato Nossa Senhora dos Remédios no Tortosendo (Covilhã).

A lista de 39 colégios a nível nacional foi divulgada em maio pelo ministério, que também divulgou a lista de escolas que poderão candidatar-se a financiamento do Estado para abrir novas turmas no 5º, 7º e 10º ano.

Apenas o Externato Capitão Santiago Carvalho em Alpedrinha (Fundão) está autorizado a concorrer a três turmas, segundo a lista divulgada pela Direção Geral da Administração Escolar.

 

COMENTÁRIOS