Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Squalius: Folclore animou Escalos de Cima

Cláudia Baltazar - 14/06/2018 - 8:00

A Associação Squalius - Associação Cultural e Etnográfica de Escalos de Cima realizou o sétimo festival de folclore.

Partilhar:

O mau tempo tirou o espetáculo da rua, mas não lhe tirou brilho

A Associação Squalius - Associação Cultural e Etnográfica de Escalos de Cima realizou sábado, dia 9 de junho, o sétimo festival de folclore, que juntou no palco do edifício multiusos as tradições, usos e costumes de quatro grupos de folclore do país. Promover o folclore, enquanto expressão das tradições locais e fomentar o convívio entre os elementos dos diversos grupos convidados foi o objetivo do festival que este ano teve como tema “a Festa”.

Na atuação do Rancho Folclórico de Escalos de Cima, a associação relembrou as tradições, danças e cantares em redor da festa em honra de S. Pedro, padroeiro da freguesia. Apesar do evento estar previsto para o largo da Igreja Matriz, o mau tempo levou a organização a realizar o encontro no edifício multiusos. Miguel Rijo, presidente da associação, refere que tiveram que adaptar a sua atuação ao espaço disponível, no entanto faz um balanço bastante positivo, congratulando-se com a massiva presença e apoio da população.

O sétimo festival contou também com a presença do assesor para a àrea da cultura da Câmara Municipal de Castelo Branco, Carlos Semedo, que em nome do municipio “reconheceu o trabalho desenvolvido pela coletividade na preservação da etnografia de Escalos de Cima”, deixando ainda um incentivo a todos os grupos presentes “para que não desistam de continuar a perpetuar a memória e identidade cultural de cada região”.

O presidente da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, João Miguel Baltazar, destacou o dinamismo da Squalius na freguesia que “em muito tem contribuido para a difusão e promoção da cultura local”.

Do programa fez parte, durante a tarde, uma visita guiada pela freguesia onde os grupos convidados ficaram a conhecer o património cultural, religioso e gastronómico. Nas atuações apresentadas em palco pelo do grupo Folclórico de Ferreirim (Lamego), pelo Grupo Típico de Ançã (Cantanhede) e pelo Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio (Covilhã) o público aplaudiu mais uma edição de um festival que aliou o folclore a uma noite de cultura e convívio.

O festival contou com os apoios da Câmara Municipal de Castelo Branco, União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, Paróquia de Escalos de Cima e Federação do Folclore Português.

COMENTÁRIOS