Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tapada da Renda: Tribunal absolve todos os arguidos

Lídia Barata - 02/12/2016 - 18:25

A absolvição abrange 11 arguidos acusados de ofensas à integridade física qualificada e também o caso de posse de arma ilegal.

Partilhar:

O caso começou a ser julgado em novembro. Foto arquivo Reconquista

O Tribunal de Castelo Branco absolveu esta sexta-feira todos os 11 funcionários do Lar de Apoio à Infância e Juventude Especializado da Tapada da Renda, em Louriçal do Campo, que estavam acusados de agressões a jovens institucionalizados.

A absolvição abrange os 11 arguidos acusados de crime de ofensas à integridade física qualificada e também o caso de um dos arguidos que estava acusado de posse de arma ilegal.

Os arguidos são funcionários da ADM Estrela - Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos, com sede da Guarda, entidade que passou a gerir a Casa da Tapada da Tenda em setembro de 2015, quando o Estado decidiu entregar a gestão a privados.

Os 11 técnicos (diretora técnica, psicóloga, assistentes sociais, educadores e assistentes técnicos), cinco mulheres e sete homens, estavam acusados pelo Ministério Público de crimes de ofensa à integridade física qualificada.

O processo chegou ao Ministério Público depois de um jovem que na altura tinha 13 anos ter sido hospitalizado em Coimbra.

A Casa da Tapada da Renda acolhia jovens enviados pelos tribunais como forma de combater ou prevenir casos de delinquência, mas à data de início do julgamento nenhum deles se encontrava já na instituição.

 

COMENTÁRIOS