Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Teatro: Duelo do Euro 2016 virou espetáculo

José Furtado - 06/07/2018 - 11:45

“Kif-Kif” junta onzes de Portugal e França numa produção que tem a participação da Terceira Pessoa, de Castelo Branco.

Partilhar:

Depois de França o espetáculo chega a Castelo Branco. Foto Catarina Lobo

O dia 10 de julho de 2016 vai ficar na memória de portugueses e franceses por razões opostas.

Portugal venceu nessa noite em França a final do campeonato europeu de futebol, derrotando a equipa da casa.

Dois anos depois – com o campeonato do mundo a decorrer – portugueses e franceses juntam-se no mesmo palco para apresentar um espetáculo que tem como cenário a final do Stade de France. “Kif-Kif” chega a Castelo Branco na noite desta sexta-feira, dia 6, juntando no palco do Cine Teatro Avenida duas equipas de atores com 22 elementos, o número exato de jogadores que se apresentam em campo.

A ideia foi levada avante por três companhias dos dois países: a francesa Théâtre de la Tête Noire e as portuguesas Teatromosca, de Sintra; e Terceira Pessoa, de Castelo Branco.

Para a equipa portuguesa foram convocados nove jovens jogadores-atores não profissionais, dois atores profissionais e um encenador, que faz a vez do treinador.

A equipa francesa tem a mesma composição e os dramaturgos assumem o papel de árbitros.

A linguagem do futebol está até patente na duração do espetáculo, que tal como um jogo terá a duração de 90 minutos.

A ideia foi trabalhada ao longo de vários meses e com viagens entre os dois países.

A estreia aconteceu no final de junho em França e a primeira apresentação em Portugal foi esta quarta-feira no Cacém, onde o Teatromosca tem a sua casa.

Ao todo são mais de 30 pessoas envolvidas, explica Ana Gil, da Terceira Pessoa, que juntamente com Filipe Araújo, do Teatromosca, constituem a equipa de atores profissionais que entram em campo por Portugal. Os outros nove são amadores.

Para a Terceira Pessoa a ideia que teatro e futebol vivem em mundos diferentes não faz sentido, acreditando que ambos representam “espetáculos públicos que, de algum modo, podem refletir a sociedade”.

Em “Kif-Kif” o futebol serve para falar de questões como a violência, a identidade nacional, o racismo ou o estado da Europa.

“No seu melhor, todo o desporto será também uma forma de drama ou um evento mais ou menos teatral(izado)”, diz a associação albicastrense, que em conjunto com os parceiros neste projeto quer quebrar preconceitos na relação entre desporto e cultura.

“Kif-Kif” tem texto da dramaturga francesa Leila Anis e do dramaturgo português Jorge Palinhos, contando com a direção artística de Pedro Alves e Patrice Douchet.

A apresentação no Cine Teatro Avenida está marcada para as 21H30 desta sexta-feira, no dia em que a França joga os quartos-de-final de uma prova onde Portugal já não está.

COMENTÁRIOS