Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Tejo: Quercus contra resíduos junto às Portas de Ródão

Reconquista - 15/03/2018 - 16:32

Segundo os ambientalistas a Agência de Ambiente quer colocar 30 mil metros cúbicos de resíduos do fundo do rio naquele local.

Partilhar:

A Quercus não aceita a deposição de resíduos junto ao monumento natural. Foto arquivo Reconquista

A Quercus de Castelo Branco acusa o Ministério do Ambiente de querer depositar os resíduos aspirados do fundo do Tejo num terreno privado próximo das Portas de Rodão.

As autoridades estão a limpar o fundo do rio na sequência do aparecimento de espuma em Abrantes, no final de janeiro.

Na altura o fenómeno foi atribuído à acumulação de sedimentos de poluição no fundo do rio, provenientes das indústrias do papel de Vila Velha de Ródão.

Segundo a Quercus a Agência Portuguesa de Ambiente “pretende aspirar 30.000m3 de resíduos diretamente do fundo do rio depositando-os na margem direita, num terreno privado dentro da área protegida do Monumento Natural das Portas de Rodão”.

O terreno situa-se a 500 metros das Portas de Ródão “em plena Área Protegida (Decreto Regulamentar n.º7/2009, de 20 de Maio), cujo regulamento proíbe a deposição de resíduos”.

A Direção do Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus diz que vai alertar e sensibilizar as autoridades “para a ilegalidade daquela ação e o risco de contaminação e perturbação desta pequena área protegida já tão fragilizada pela poluição industrial do ar, das águas, e dos incêndios de 2017”.

A associação informa ainda que vai ainda solicitar ao Ministério do Ambiente os resultados das análises realizadas às lamas retiradas do fundo de rio “dado que análises recentes davam conta da presença de metais pesados e hidrocarbonetos no Rio Tejo”.

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Chama-se a isto varrer o lixo para debaixo do tapete.
Mais, o estado dispõe-se a fazer de mulher a dias, isto é, a limpar o que outros sujam.
manuel ribeiro
à muito tempo atrás
Têm tanto sitio onde colocar: à porta da casa do Presidente da Câmara Munincipal de V.V de Rodão ou às portas dos admininstradores das celuloses.!!!!
jmarques
à muito tempo atrás
Mais uma sugestão:
Talvez à porta do Sr. Ministro do Ambiente.