Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Transparência: Vila de Rei lidera tabela no distrito

José Furtado - 11/04/2018 - 11:04

Vila de Rei, Fundão e Proença-a-Nova são os municípios mais transparentes do distrito na informação que prestam na internet. Castelo Branco fica a meio da tabela.

Partilhar:

Tabela foi feita com base na informação disponibilizada nas páginas das câmaras. Foto arquivo Reconquista

O município de Vila de Rei é o mais transparente do distrito de Castelo Branco na relação com os seus munícipes através da internet.

A conclusão é do Índice de Transparência Municipal, promovido pela Transparência e Integridade, uma associação cívica que integra uma rede mundial anticorrupção.

Vila de Rei ficou em 11.º lugar a nível nacional e a grande distância do segundo classificado do distrito, que é o concelho do Fundão, que surge na posição 81.

Segue-se Proença-a-Nova em 91.º lugar, Idanha-a-Nova em 133.º, Castelo Branco em 140.º, a Covilhã em 162.º e Oleiros em 171.º.

No fundo da tabela estão Vila Velha de Ródão na posição 202, Penamacor na 218 e a Sertã em 220.

O último classificado do distrito é Belmonte, em 295 entre os 308 municípios.

Para ver a classificação de cada município faça zoom no mapa e clique nos símbolos. Fonte: Transparência e Integridade

 

Para chegar aos resultados foram analisados 76 indicadores relacionados com a informação sobre o funcionamento do município, planos e relatórios, impostos e taxas, transparência na contratação pública ou na área do urbanismo.

Os dados foram trabalhados pela Universidade de Aveiro e o índice reflete apenas a informação disponibilizada aos cidadãos.

A nível nacional a tabela é liderada por Alfândega da Fé, Vila do Bispo e Vila Nova de Cerveira.

João Paulo Batalha, da Transparência e Integridade, diz em comunicado que os resultados “mostram que há sempre trabalho a fazer para melhorar a disponibilização de dados de interesse público aos cidadãos, se tivermos em conta que o resultado médio está pouco acima da linha de água, nos 51 pontos”.

Mas sublinha que é notório “o esforço que, de uma forma geral, tem sido feito pelos municípios para melhorar a prestação de informação – sobretudo se tivermos em conta que no primeiro ano do Índice, em 2013, a média de informação disponibilizada estava nos 33 pontos”.

COMENTÁRIOS

Jose M. Laranjeira
à muito tempo atrás
Como sou Vilaregense sinto orgulho em ler estas noticias, a transparencia é
importante para o bom funciunamento das instituições.
( OBRIGADO VILA DE REI )