Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Troféu Gazeta: Reconquista é o melhor jornal regional do país

Reconquista - 30/06/2016 - 8:00

O Clube de Jornalistas atribuiu ao Reconquista o Prémio Gazeta de Imprensa Regional 2015, por "ser um exemplo do jornalismo de proximidade".

Partilhar:

O semanário da Beira Baixa destacou-se pela sua evolução tecnológica

Premiar os talentos e a qualidade do jornalismo que se faz em Portugal é o objetivo principal e geral dos Prémios Gazeta, atribuídos anualmente pelo Clube de Jornalistas, sendo estas as principais distinções nacionais para os profissionais e órgãos de comunicação social. 

Mário Zambujal, presidente do Clube de Jornalistas, foi quem deu a boa nova ao Reconquista, congratulando-o pelo feito. Quanto à atribuição destes prémios, sublinha que "desde o início que o Clube de Jornalistas teve a preocupação de incluir a imprensa regional, que sempre teve e tem tido um papel crescente na forma como informa o público, porque os jornais ditos nacionais não cobrem em pormenor os temas que a imprensa nas diversas regiões trabalha e que é tão importante para quem nelas vive". 

O escritor e jornalista afirma que "a imprensa regional faz um bom jornalismo, com qualidade, com formação crescente dos seus jornalistas, e com uma proximidade que permite realçar projetos regionais importante que, de outro modo, não seriam conhecidos, nem teriam realce", sublinhando que "o Reconquista é um bom exemplo disso, pois tem registado um forte desenvolvimento tecnológico que lhe permite fazer um bom jornalismo em várias plataformas", assumindo que, pessoalmente nutre "a maior simpatia pela imprensa regional e por aqueles que nela fazem bom jornalismo". 

A notícia foi recebida com muito agrado por toda a equipa do jornal Reconquista, pois este não é fruto de um trabalho singular, mas sim de uma vasta equipa que todos os dias trabalha a pensar no conteúdo que faz chegar há mais de sete décadas aos seus leitores.

O diretor da publicação, Agostinho Dias, considerou muito positiva esta atribuição do Troféu Gazeta pelo Clube de Jornalistas ao Reconquista, relativo ao ano de 2015. "É sempre estimulante o reconhecimento do nosso trabalho, feito por uma equipa de 18 trabalhadores efetivos e apoiado por muitos colaboradores, assinantes, anunciantes e amigos. É um estímulo para não desanimarmos com as críticas dos que apenas pretendem denegrir o nosso trabalho. Estamos todos de parabéns!!", reiterou.

Ideia corroborada pela administradora, Fernanda Mateus, que afirma que "este prémio é o reconhecimento de toda uma equipa que luta e se empenha diariamente para fazer um jornal de qualidade, destinado a todos os assinantes, leitores e anunciantes". Reconhece que "apesar das adversidades, o jornal tem conseguido trilhar o seu caminho na procura de melhorar os seus conteúdos, o seu grafismo, assim como evoluir, disponibilizando a todos o jornal em formato digital", sublinhando que "este prémio responsabiliza-nos, mas motiva-nos ainda mais para continuar a fazer do Reconquista um jornal de referência".  

 

Os vencedores de 2015

 

O júri dos Prémios Gazeta 2015, os mais prestigiados galardões de jornalismo em Portugal, uma iniciativa anual promovida pelo Clube de Jornalistas, com o patrocínio exclusivo da Caixa Geral de Depósitos, foi composto por Eugénio Alves e Cesário Borga, do Clube de Jornalistas, Eva Henningsen, da Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, Fernanda Bizarro, freelancer, Fernando Correia, jornalista e professor universitário, Fernando Cascais, docente universitário e Cenjor, Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema e televisão, José Rebelo, docente universitário, e Paulo Martins, docente universitário e da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

Após análise dos trabalhos concorrentes que, de acordo com o regulamento podem não ter qualidade e não ser considerados a concurso, deliberou, no respeitante ao Troféu Imprensa Regional, atribuir o galardão "ao jornal Reconquista, semanário da Beira Baixa, com sede em Castelo Branco. Fundado em maio de 1945, o jornal, dirigido por Agostinho Dias, assume-se, desde então como semanário regional de informação geral e de inspiração cristã. Graças à sua ampla e diversificada informação sobre a realidade regional, a par de uma bem sucedida interação com as escolas da região, o Reconquista assume-se, igualmente, como líder de audiências na sua área de influência, com número considerável de assinantes, uma tiragem semanal de 13 mil exemplares e uma atrativa, e permanentemente atualizada edição on-line".

A lista de premiados foi conhecida na tarde de segunda-feira. Além do Reconquista, o Prémio Gazeta Revelação foi atribuído a Sibila Lind, jornalista do Público, pelo seu trabalho “Anatomia de uma Ópera”; o Prémio Gazeta de Fotografia foi atribuído ao fotojornalista açoreano Pepe Brix pela reportagem "Código Postal: A2053N"; o Prémio Gazeta de Rádio foi atribuído a Rita Colaço, da Antena 1, com a reportagem “Mar da Palha, Zona C”; o Prémio Gazeta Multimédia foi atribuído a Catarina Santos, pela reportagem "20 anos são dois dias", publicada no site da Rádio Renascença; o Prémio Gazeta de Imprensa foi atribuído a Ricardo J. Rodrigues, com o trabalho “Um milagre na Guerra ou as muitas vidas de Isabel Batata Doce”, publicado na Notícias Magazine; o Prémio Gazeta de Televisão foi atribuído a Sofia Leite, da RTP, pela reportagem “Água Vai, Pedra Leva”; e o Troféu Gazeta de Mérito foi atribuído a Vicente Jorge Silva. Natural da Madeira (1946).

Os prémios vão ser entregues aos vencedores numa cerimónia presidida pelo Presidente da República e com a presença dos responsáveis também da Caixa Geral de Depósitos, pelo que a data será concertada com a agenda destas instituições.

 

 

História do Reconquista

 

1945 - Publicação do primeiro número a 13 de maio, sob direção do padre A. Costa Pinto, estando o jornal, com redação, administração composição e impressão instalado na Papelaria  Semedo.

 

1974 - Com o 25 de Abril o jornal deixa de estar sujeito à censura.

 

1978 - Aquisição do primeiro equipamento de impressão.

 

1989 - Inauguração de um pavilhão na Zona Industrial de Castelo Branco e adquirido novo equipamento gráfico, espaço ampliado anos mais tarde para a expansão da gráfica e instalação de uma rotativa.

 

1990 - Compra das instalações da rua de S. Miguel, para os serviços administrativos, onde hoje também funciona a paginação e redação.

 

1995 - Bênção Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II e Medalha de Ouro da cidade de Castelo Branco, por ocasião dos 50 anos do Reconquista.

 

2000 - Lançamento da edição eletrónica, em www.reconquista.pt

 

2003 - Membro fundador da Rede Expresso

 

2005 - Ampliação da rotativa e aquisição de novo equipamento de pré-impressão. Louvor da Presidência do Conselho de Ministros.

 

2007 - Início do projeto “Educação para os Média na Região de Castelo Branco”, que decorreu até 2011 e em 2010 recebeu a Menção Honrosa do Prémio Mundial de Jovens Leitores da Associação Mundial de Jornais.

Início da produção de conteúdos multimédia e abertura de um canal no Sapo Vídeos

 

2009 - Abertura de canal no Youtube

 

2011 - Condecoração como Membro Honorário da Ordem do Mérito pelo Presidente da República Cavaco Silva, nas comemorações do Dia de Portugal em Castelo Branco.

Início também do papel digital.

 

2012 - Vídeos passam a estar disponíveis no Meo Kanal.

 

2013 - Atribuição da Medalha de Mérito da Freguesia de Castelo Branco.

 

2014 - Renovação gráfica do jornal, com adoção de uma nova logomarca.

 

2015 - O Rali Castelo Branco, organizado pela Escuderia, abre com a Super Especial Jornal Reconquista. Menção honrosa na primeira edição do Editors Lab em Portugal.

 

2016 - Renovação da página da internet, pela primeira vez adaptada a smartphones e tablets. E atribuição do Troféu Gazeta na categoria Imprensa Regional, pelo Clube de Jornalistas. 

COMENTÁRIOS