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Leitores: Turismo. Tornar Castelo Branco um destino para visitar e usufruir

Carlos Almeida Presidente da Comissão Política Concelhia e candidato do PSD ao Município de Castelo Branco - 08/06/2017 - 15:27

O Turismo é atividade económica que mais tem crescido. Que mais riqueza está a gerar.

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O Turismo é atividade económica que mais tem crescido. Que mais riqueza está a gerar. É estratégico para a economia portuguesa e, especialmente, para o desenvolvimento regional e local. Em 2016 o turismo em Portugal bateu todos os recordes: número de turistas e das receitas. Conseguimos atingir o valor mágico de 12 mil milhões de euros em receitas! Quase 9% do Produto Interno Bruto. Castelo Branco ocupa um dos últimos lugares das capitais do interior do Pais com menor receita turística. Mais, lamentavelmente muito atrás da Covilhã e do Fundão.

Não nos conformamos e podemos agir para mudar este panorama. Aumentar a oferta hoteleira em Castelo Branco é uma prioridade. Os dados da grelha em anexo são bem ilustrativos deste imperativo! Procurar investidores para o edifício do ex-governo civil, que é propriedade da Câmara, fazendo dele um Hotel de Charme tornando-o um museu vivo da cultura albicastrense e da beira baixa, que possa ser usufruído por turistas e residentes, é uma necessidade.

É fundamental criar rotas turísticas no Concelho de promoção da natureza e das freguesias, melhorar a sinalética existente, criar espaços de arte urbana, dinamizar a zona histórica do Castelo com a construção de um museu interpretativo e interativo. Mais, dar expressão a uma ideia lançada por um grupo de pessoas de criar a Casa da Poesia, para deste modo fazer justiça a tantos poetas da grandeza de João Roiz e António Salvado, entre outros.

Organizar e promover uma Bienal de Cultura. Incentivar a abertura de hostéis. E, por fim, mas não menos importante, atuar no plano da gestão e governança do turismo no concelho, com a criação de um conselho estratégico para o turismo.

Temos um número muito reduzido de dormidas (v. anexo) o que se traduz em menos receitas, menos postos de trabalho e menos janelas de oportunidade para construir o futuro. Não se trata de mera retórica. Interferem diariamente com a vida de cada um de nós. Sentimo-lo na pele. É necessário inverter esta realidade. Os albicastrenses merecem isso!

Castelo Branco tem como mercado turístico prioritário a Espanha. Por razões óbvias. Mas, manifestamente, pouco trabalhado. Um outro mercado muito interessante é a Alemanha. Porquê? Porque o alemão viaja de forma constante ao longo de todo o ano. Acresce que possui um elevado poder de compra. Em síntese, temos um grande potencial.

O Turismo, definitivamente, terá que ser assumido como uma área estratégica para o crescimento do nosso concelho.      

 

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