Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Castelo Branco, município de cultura e desporto

Helder Henriques* - 20/07/2017 - 11:54

Castelo Branco é uma cidade onde se respira cultura e desporto! Ao longo dos últimos quatros anos tivemos oportunidade de viver momentos culturais e desportivos muito intensos e significativos.

Partilhar:

Castelo Branco é uma cidade onde se respira cultura e desporto! Ao longo dos últimos quatros anos tivemos oportunidade de viver momentos culturais e desportivos muito intensos e significativos. Os Albicastrenses têm a felicidade de viver numa cidade dinâmica, onde não faltam atividades culturais e eventos desportivos nas mais diversas modalidades. 
Numa breve pesquisa realizada junto da base de dados Pordata aquilo que é a nossa perceção depressa se concretizou em números. Segundo a Pordata, Castelo Branco, no conjunto das sedes de concelho comparáveis, é o município que maior investimento tem realizado em cultura e desporto. De acordo com os últimos dados disponíveis (2015) a Câmara Municipal de Castelo Branco investiu, e continua a investir, cerca de 20% do seu orçamento nestas áreas. 
É um investimento ímpar que a autarquia tem promovido no concelho e que tem proporcionado uma melhoria significativa da qualidade de vida dos Albicastrenses: por um lado, no que respeita à fruição cultural latus sensu; e, por outro lado, na construção de uma imagem de uma cidade jovem, ousada e com futuro para aqueles que já vivem em Castelo Branco e uma opção para aqueles que, percebendo as dinâmicas existentes, a podem considerar como localidade de interesse para instalarem as suas vidas.  
Mas, nós, Albicastrenses, não precisamos destes dados para reconhecermos aquilo que é uma evidência para quem reside, trabalha ou estuda no Município de Castelo Branco. O modelo de desenvolvimento da nossa cidade passa pela cultura, pelo desporto e por todos aqueles que vêm de fora e procuram a nossa excelente oferta cultural e desportiva. 
Castelo Branco é uma cidade de cultura e de desporto, cujo trabalho autárquico nesta área é reconhecido há muitos anos. Todos conhecemos, mas vale sempre a pena recordar, o investimento estratégico realizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco no novo equipamento cultural que é o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco ou o investimento no novo Museu dos Têxteis, na União de freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo. Recordemos o conjunto de exposições de elevada qualidade que tem visitado Castelo Branco através do Centro de Cultura Contemporânea, a Casa da Memória da Presença Judaica, a aposta no património religioso e a valorização das tradições regionais e locais ou, ainda, o investimento no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, o Castelo de Artes, cujo objetivo é valorizar os artistas e levar a cultura ao concelho, o Fronteira - festival literário, que tem proporcionado o contacto com escritores, poetas ou dramaturgos de grande dimensão, e o apoio aos escritores e artistas regionais e locais, entre outros. Castelo Branco respira cultura! 
Não pretendemos maçar o leitor, mas não podemos deixar de evidenciar também o que tem sido realizado no domínio do desporto. Nesta matéria a autarquia de Castelo Branco tem apoiado iniciativas diversas, das quais podemos destacar a título de exemplo: a criação do centro de BTT de Sarzedas; a já tradicional chegada da Volta a Portugal em bicicleta a Castelo Branco; nos desportos motorizados o Rali de Castelo Branco e a prova de Enduro; a iniciativa, apoiada pela autarquia, da Albigymn, que juntou mais de 1000 atletas, a final do campeonato nacional de judo (juvenis) ou, entre muitos outros exemplos, o apoio à Associação de Basquetebol Albicastrense que juntou, recentemente, 550 atletas em Alcains. 
Estes exemplos servem apenas para ilustrar uma evidência: o trabalho que esta autarquia tem realizado nos vários domínios de intervenção, em particular na cultura e no desporto! Castelo Branco é cada vez mais um município que vive e sente a cultura e o desporto! Este é o melhor sinal de desenvolvimento de um município. O caminho está definido, vamos continuar!

* Membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco.

 

COMENTÁRIOS