Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Visita Pastoral: Bispo em Santo André e Sarzedas

José Júlio Cruz - 18/01/2017 - 15:30

D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, efetuou a visita pastoral a cada uma das paróquias de Santo André de Tojeiras e Sarzedas, pertencentes ao Arciprestado de Castelo Branco, nos passados dias 11, 12 e 15.

Partilhar:

D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, efetuou a visita pastoral a cada uma das paróquias de Santo André de Tojeiras e Sarzedas, pertencentes ao Arciprestado de Castelo Branco, nos passados dias 11, 12 e 15. Dado o elevado número de povoações que integram cada uma das paróquias houve necessidade de, em ambas, se criarem centros de encontro com o Prelado. Na paróquia de Santo André estes centros funcionaram em Vale da Pereira, Fonte Longa, Vale das Ramadas, Monte Gordo, Ferrarias e Santo André. Na paróquia de Sarzedas em Vilares de Cima, São Domingos, Cabeço do Infante, Pé da Serra, Stº Ildefonso, Pomar e Sarzedas. Em todos eles se reuniram algumas dezenas de cristãos desejosos de se encontrarem com o seu bispo, para o escutarem e se fortalecerem neste seu jeito de serem Igreja em renovação.

No dia 11, o bispo visitou todos os centros de encontro da paróquia de Santo André das Tojeiras. À chegada não faltavam os cânticos de alegria de acolhimento, de gratidão. E quando se mudava de um centro para o outro, foi-se gerando um cortejo automóvel que cresceu não obstante os quilómetros a percorrer e se manteve até ao fim. A Junta de Freguesia esteve representada pelo tesoureiro José Ribeiro, pela secretária Gracinda Martins e pelo presidente, Luís Andrade.

O almoço decorreu no Centro de Dia graças à generosidade da sua presidente e restantes membros dos órgãos diretivos. Aos utentes presentes, D. Antonino Dias transmitiu palavras de encorajamento e referiu que toda a comunidade se deve tornar próxima, não permitindo que haja lugar para o isolamento.

No último encontro, em Stº André, D. Antonino Dias reuniu-se com os agentes pastorais; Conselho económico, Irmandade das Almas e Confraria do Santíssimo Sacramento, Movimento da Mensagem de Fátima, Apostolado da Oração, Grupo dos Cânticos e outros, a quem transmitiu palavras de encorajamento no anúncio do Evangelho de Jesus Cristo a todos, sem receios. O jantar teve lugar em Bugios, na residência do casal Laia, em parceria com o casal Rodrigues, no caminho de regresso a Portalegre.

No segundo dia dedicado à paróquia de Sarzedas, atividades começaram no centro de encontro de Vilares de Cima, tendo as mesmas decorrido de modo idêntico ao primeiro dia. De realçar o beneficio logístico recebido nesta visita pastoral pela qualidade e funcionalidade das instalações, generosamente cedidas pelas suas direções, em grande espírito de colaboração. Em cada centro era bem visível a organização, a partilha e a comunhão, recebendo sempre à moda da beira, tanto em Sarzedas como em Santo André.

Também  a presidente da Freguesia de Sarzedas, Celeste Rodrigues, acompanhada do vice-presidente, José Fernandes, não se dispensaram de acompanhar a visita. O almoço foi proporcionado pela generosidade da família Nunes, em Pousafoles, e o jantar foi na casa paroquial.

No terceiro e último dia, às 11H00, em Santo André, e às 14H30 em Sarzedas, D. Antonino Dias foi recebido pelos fiéis em clima de festa serena, mas verdadeira. Diante do altar todos os participantes terão pedido a Deus “que o testemunho dado pelo seu bispo, nos faça encher de esperança, para acolhamos a palavra de Deus e a guardarmos no coração” .

Estiveram também presentes nestas celebrações finais da Eucaristia, em ambas as paróquias, os membros das juntas de freguesia e direções das instituições que acolheram a visita, filhos destas terras, que muito contribuíram para o êxito da visita pastoral.

COMENTÁRIOS