Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Retratos: Triângulo

JC - 14/07/2022 - 9:49

Jeremias, presidente da Brigada do Reumático, estava atónito com a história do triângulo, do agente e do bom Juvenal, cumpridor da lei e da ordem, trabalhador de sol a sol, sem direito a rendimento mínimo, nem a subsídios. -“Então mas afinal que história é essa?”, perguntou Godofredo, secretário geral da BR, que com Jeremias procurou o ar condicionado de uma grande superfície para se refrescar.
- “Então contaram-me que ontem, em pleno estado de emergência por causa das altas temperaturas, a guarda e os agentes da autoridade foram destacados para as estradas e rotundas fazer operações stop a quem trabalha e a inspecionar triângulos e coletes refletores, que como se sabe são os principais responsáveis pelos incêndios na nossa ilustre Nação Lusitana”, explicou Jeremias.
- “É uma boa medida. Todos sabemos o que um triângulo de uma qualquer viatura pode provocar na floresta. Sobretudo aqueles que, não sendo novos, se mantêm firmes e hirtos nas estradas, mas que por este ou aquele arranhão se tornam perigosos. Por isso, vejo com bons olhos as multas que começaram a ser passadas pela velhice dos ditos e não pela sua falta de funcionalidade. E convenhamos que 60 eres não custam nada a ninguém”, disse Godofredo.
- “Eu até fiquei satisfeito de me terem multado. Verifica-se uma universalidade da multa de prevenção aos incêndios florestais. A chamada multa do triângulo esta semana já evitou sete ou oito fogos. Por isso, temos que ser todos solidários e concordar com os guardas e agentes nas estradas e ruas da Villa a prevenir os fogos e a ajudar no seu combate”, justificou Juvenal, que no dia anterior tinha recebido o dito talão para pagar no multibanco mais próximo, com a justificação que o triângulo não era quadrado.
- “Ao pé dos triângulos, um isqueiro, uma caixa de fósforos ou uma garrafa de vidro com gasolina são, como se diz na giria, meninos de coro. E por isso, todos nós temos que agradecer ao Governo pelas indicações transmitidas aos comandos da autoridade de enviarem os seus agentes numa espécie, não de caça ao incendiário, mas de caça à multa..., aliás aos triângulos”.

JC

COMENTÁRIOS