Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Aprendizagens: Cláudia André alerta que só há 143 euros por aluno

Reconquista - 17/06/2021 - 18:30

A deputada do PSD Cláudia André questionou o ministro da Educação sobre o Plano de Recuperação de Aprendizagens, apresentado no início do mês pelo Governo.

Partilhar:

Deputada diz que só tiveram conhecimento de um power point

Cláudia André, deputada do PSD eleita pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, questionou o ministro da Educação sobre o Plano de Recuperação de Aprendizagens, apresentado no início do mês pelo Governo. Perguntou “onde está o plano”, porque, “até à data, o grupo parlamentar do PSD só conhece um PowerPoint”, documento composto “de ideias vagas, de frases feitas e formulas mais que gastas”.

Foram anunciados 900 milhões de euros para a recuperação de aprendizagens, mas “no documento ninguém consegue perceber muito bem onde estão os milhões e onde os mesmos vão ser gastos”, salientou Cláudia André, lembrando que o documento indica que “670 milhões são para equipamentos”, que “deveriam já ter chegado ao longo do mandato do ministro da Educação”.

Fazendo referência a um estudo da Universidade Nova que indica que “só para tutores de Português e Matemática seriam necessários, no mínimo, 422 euros por aluno”, Cláudia André fez as contas com os valores divulgados pelo Governo. “Tirando dos 900 milhões, 670 para equipamentos e apetrechamentos, para o apoio efetivo nas escolas sobram pouco mais de 240 milhões. Estes 240 significam então 143 euros por aluno”.

Desta forma, Cláudia André quis saber o motivo pelo qual o ministro ainda não conseguiu fazer um diagnóstico de todos os anos de escolaridade nem consegue ter um plano eficaz com um diagnóstico real.

COMENTÁRIOS