Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha: Penha Garcia é “Aldeia de Portugal”

Reconquista - 22/03/2022 - 11:21

Aldeia é a primeira do distrito com este estatuto. Adraces apresentou candidatura.

Partilhar:

Penha Garcia. Arquivo Reconquista

Penha Garcia é a primeira localidade do distrito de Castelo Branco a obter o estatuto de “Aldeia de Portugal”, atribuído pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA).

O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova segundo a qual a adesão de Penha Garcia a esta rede foi oficializada na Bolsa de Turismo de Lisboa, com a entrega do certificado.

A candidatura foi apresentada pela Adraces, a Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, que faz parte desta associação como um dos grupos de ação local.

“O objetivo é oferecer ao visitante uma experiência rural com base nas comunidades das aldeias classificadas e na inovação na gestão e qualificação dos produtos turísticos, fixando população e criando riqueza e emprego. Mais do que o final de um processo, a classificação como Aldeia de Portugal é agora o início de um projeto de envolvimento e valorização das comunidades”, diz o município idanhense em comunicado.

Para os próximos meses estão previstas várias iniciativas de animação e promoção das aldeias e dos seus produtos turísticos.

A rede conta com mais de 80 aldeias, sobretudo concentradas na zona norte do país nos distritos de Braga, Porto, Viseu, Bragança, Vila Real e Viana do Castelo.

COMENTÁRIOS