Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

A festa e as corridas: Baja TT de Idanha-a-Nova

Luís S.R. Salgueiro - 13/10/2016 - 9:34

As férias e os festejos anuais terminaram e com o outono a bater-nos à porta, é natural que sejamos envolvidos por um sentimento nostálgico, que indelevelmente, nos faz recuar no tempo próximo passado.

Partilhar:

As férias e os festejos anuais terminaram e com o outono a bater-nos à porta, é natural que sejamos envolvidos por um sentimento nostálgico, que indelevelmente, nos faz recuar no tempo próximo passado.
Ao passar alguns dias, na Terra que me ouviu nascer há 68 anos, fiquei positivamente surpreendido pela notícia, da realização de várias provas do Desporto – Motorizado.
De nível nacional, algumas das partidas referentes às mesmas, tiveram até lugar junto ao espaçoso recinto de festas da povoação de Zebreira, nos terrenos da Herdade das Casas do Soudo!
De 2070 há de extensão, esta, é propriedade comunitária do povo de Zebreira!
Estas provas, apesar de terem sido calendarizadas para os dias da festa anual de Nossa Senhora da Piedade, vieram até reforçar, em minha opinião, o programa festivo.
Aqui realço e louvo, o rápido acordo entre os festeiros, a autarquia e a organização das provas.
Para quem assistiu pela primeira vez a este evento, como foi o meu caso, decerto se impressionou com as vertiginosas velocidades, que estas máquinas voadoras alcançavam em poucos segundos. A população aderiu e respeitou civicamente os limites de segurança, implementados pela organização e pelas autoridades da GNR. Este, é de facto o cenário ideal, tranquilo e desértico, mas belo” – Ou não fossem estas lindíssimas paisagens de largos horizontes, consideradas e passo a citar com a devida vénia, as palavras do Abáde de Miragaia no ano de 1890, num registo histórico da enciclopédia luso-brasileira: o outro campo (referindo-se a este local), denomina-se Devesa e é um dos campos mais formosos e mais espaçosos da província! De futuro, gostaria de sensibilizar os responsáveis, para alguns ajustes de localização da prova, especialmente, na aproximação da passagem, junto às piscinas municipais da vila da Zebreira.

COMENTÁRIOS