Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Abutres debilitados pela falta de alimento

Reconquista - 02/12/2019 - 15:09

A Quercus devolveu à natureza um juvenil de abutre-preto recuperado pelo CERAS- Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco.

Partilhar:

Orca está novamente em liberdade. Foto Quercus

A Quercus devolveu à natureza um juvenil de abutre-preto recuperado pelo CERAS- Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco.

O “Orca” foi encontrado no verão na aldeia do concelho do Fundão com o mesmo nome e foi entregue ao centro pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR do Fundão.

“Na altura, encontrava-se magro, desidratado e com uma infeção fúngica oportunista, que se desenvolve com alguma frequência em juvenis debilitados”, explica a Quercus, que cuidou e libertou a ave pela segunda vez.

O “Orca” foi marcado com uma anilha e um transmissor GPS, o que permitiu o seu acompanhamento e perceber quando teve dificuldades, sobretudo causadas pela falta de alimento.

A Quercus diz que este episódio “vem reforçar a necessidade urgente de aplicar no terreno as medidas para favorecer a alimentação destas aves em meio natural previstas no PACAN -Plano de Ação para a Conservação das Aves Necrófagas”, aprovado em agosto.

No ano passado o CERAS recebeu 13 abutres por debilidade causada pela falta de alimento nos campos e desde que foi criado há 20 anos cerca 12 por cento dos abutres admitidos no centro vinham com este prognóstico.

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Tanta gente a proteger os abutres robustos que provocam a fragilidade nos outros.