Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Acontecimentos que foram notícia: Onde o General Eanes ía buscar as suas forças anímicas

Gil Reis - 16/06/2016 - 9:52

Partilhar:

1946 2 de junho

Nesta edição do “Reconquista”, um natural de Cebolais de Cima, J. de Matos descrevia deste modo, as carências que se faziam sentir, naquela populosa e industrializada freguesia. Dizia ele: Cebolais de Cima, a minha santa terrinha, está amuada. E tem razões de sobra, para estar. Muitos crepes, promessas e projetos, mas concretizações, nada. As nossas ruas continuam a ser alcatifadas com mato; as estradas são verdadeiros rios de lama, no Inverno e de pó, no Verão; A pouca água que vem das torneiras, às vezes parece leite, pelo que, nos cafés, até já se dispensam de pôr leite no café; O caminho para Sarnadas de Ródão, leva duas longas horas a percorrer, de carripana, tornando-se magnífico remédio para quem sofre da coluna, tem bicos de papagaio ou doenças de estômago. Acham que uma terra, onde matraqueiam oito fábricas de lanifícios e numerosos e importantes salões de tecelagem, que ocupam os braços de 800 operários, não merece mais do Poder Central?...


1956  20 de maio

Neste número, “Reconquista” dava a conhecer que o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, propriedade da ordem Religiosa das Dominicanas, tinha sido inaugurado, com a presença do Bispo da Diocese, D. Agostinho Lopes Moura. Era um amplo e esbelto edifício, de linhas graciosas e estava dotado dos melhores requisitos pedagógicos e de conforto, para acolher educandas.
Neste mesmo número também se divulgava que o Bispo da Diocese, se havia deslocado à Zebreira, a fim de inaugurar a nova Igreja Matriz.

1966 19 de junho

Nesta data, “Reconquista” tornava público que na povoação de Monte do Bispo, freguesia de Caria, havia sido inaugurada a abertura dum arruamento, que passou a servir a parte central daquele povoado, obra esta que se enquadrava no Plano das comemorações do 40.º Aniversário da Revolução Nacional do 28 de Maio.


1976 11 de junho

Numa extensa entrevista, concedida pelo general Ramalho Eanes, ao “Reconquista”, no início da sua campanha eleitoral, para suprema magistrado da Nação, Ramalho Eanes afirmava peremtoriamente: “Quando medito em mim, e naquilo que a situação me impele, procuro, amiudamente, buscar forças na região onde nasci”.


1986  6 de junho

Neste número “Reconquista” dava grande destaque à inauguração duma Creche dum Jardim de Infância, dum “Centro de Dia” e dum “Lar da terceira Idade” que foram inaugurados na Santa Casa da Misericórdia da Sertã.


1996  7 de junho

Nesta edição, “Reconquista” descrevia o que tinha acontecido na festa da inauguração, do almejado edifício da sede da Junta de Freguesia de Monsanto. Foi uma obra que custou cerca de mil contos e que foi fruto da recuperação dum vetusto edifício residencial, o que se situava mesmo no centro daquela povoação.

2006 2 de junho

Nesta data, “Reconquista” revelava que na vila de Penamacor e durante as festas do dia do concelho, tinha sido inaugurado um novo Posto de Turismo. Também se referia que a Câmara, muito em breve, iria recuperar e consolidar a Ponte Romana da Meimoa e o Convento de Santo Estevão, edifício este que durante largos anos serviu de alojamento ao quartel que esteve sediado naquela vila. O Município ampliou o Museu e instalou, neste departamento, a repartição de Obras da autarquia.

COMENTÁRIOS