Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Acontecimentos que foram notícia: Quando em Portugal se construíram moradias para pobres

Gil Rei - 18/08/2016 - 9:57

Partilhar:

1946 – 21 de julho
Nesta edição, “Reconquista” tornava público que, na Câmara Municipal de Castelo Branco, se havia procedido à arrematação, em hasta pública, de 70 moradias, para serem utilizados por pobres. Quem ganhou o concurso, foi o dr. Alexandre de Almeida Garrett, que ofereceu 1.500 contos, menos 223 contos que a proposta mais baixa. O único objetivo deste nosso conterrâneo, foi o de dar largas ao seu altruísmo, em benefício do município e ajuda aos mais carenciados da sorte.

1956 – 15 de julho
Neste número, “Reconquista” dava a conhecer que na freguesia de Escalos de Cima, tinha sido inaugurado um Centro de Formação Familiar, o primeiro a ser criado no distrito de Castelo Branco.

1966 – 24 de julho
Neste jornal, o correspondente do “Reconquista” em Idanha-a-Nova, fazia alarde que naquela populosa vila raiana, não havia nem uma delegação ou agência bancária, pelo que as transações e outras operações bancárias, têm de ser efetuadas nas agências de crédito público, sediadas em Castelo Branco, o que acarretava grandes transtornos e prejuízos, para quem tinha de recorrer aos Bancos.

1976 – 23 de julho
“Reconquista” noticiava, nesta edição que as habituais festas de Verão… que se realizam no lugar de Torre, freguesia da Lardosa, iriam ter, este ano um brilho excepcional. E isto porque, para além dos motivos de devoção, aos seus padroeiros, Santa Ana e São Joaquim, pais de Nossa Senhora e, consequentemente, avós genéticos de Jesus Cristo, iriam celebrar, com grande júbilo, a inauguração da chegada da energia eléctrica aquela povoação.

1986 – 18 de julho
Neste número de “”Reconquista”, dava-se grande relevo ao I Festival  Nacional de Folclore, que se realizava na freguesia de Alcains e no pátio adjacente à Casa do Povo daquela vila. A este certame etno-folclórico, assistiram um milhar de melómanos. Foi organizador deste evento, o “Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alcains”.

1996 – 19 de julho
Neste jornal, “Reconquista” dava a conhecer que na freguesia  de São Vicente da Beira, a Caixa Geral de Depósitos, havia inaugurado novas instalações, as quais passaram a oferecer mais conforto, melhor funcionalidade, mais amplitude e mais atraente modernidade. Ficou responsável por esta loja da instituição bancária da C.G.D., Maria José Teixeira.

2006 – 14 de julho
Neste dia, “Reconquista” noticiava que a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, havia inaugurado, em Penamacor, a  Biblioteca Municipal. A visita desta governante, foi aproveitada para promover a Kulturlândia, tendo-se solicitado à ministra, a oferta de um piano, para equipar a Escola de Música do Concelho de Penamacor.

COMENTÁRIOS