Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

ADM Estrela: Jovens Alcainenses partilham afetos

Lídia Barata - 24/02/2022 - 8:00

São jovens, motivados, dispostos a partilhar valores e afetos e a praticar uma cidadania ativa, sempre em prol da comunidade.

Partilhar:

Jovens dinamizam atividades e partilha e solidariedade

O movimento Jovens Alcainenses, que tem como missão a realização de atividades de cariz social e solidário, visitou, dia 13 de fevereiro a ADM Estrela - Casa de Acolhimento Residencial de Jovens de Castelo Branco. A manhã foi dedicada ao desporto, com um jogo de futsal que decorreu no campo sintético do bairro do Cansado. À atividade física seguiu-se o almoço, no Fórum Castelo Branco, que os Jovens Alcainenses ofereceram aos residentes da instituição, um repasto seguido de mais alguns jogos naquele centro comercial.

“Foi um evento muito gratificante para nós”, afirma João Elias, um dos mentores do projeto. Um movimento que surgiu em setembro de 2021, com o propósito de ajudar o próximo, desenvolver atividades e motivar outros jovens a seguir o seu exemplo. Contagiar os outros com os valores que têm e praticam são também motes do projeto destes jovens que querem ter um papel ativo na comunidade.

São todos de Alcains e, mesmo estudando fora, é à vila que retornam e se juntam. “Juntos fazemos o que mais gostamos. Somos muito unidos e em comum temos o amor à nossa terra. Mas muitas vezes não é dado aos jovens o seu devido valor e não são dadas oportunidades de mostrar a sua capacidade”, sublinha.

Antes desta ação com a ADM Estrela, apesar de um caminho ainda recente, já tinham providenciado para que a iluminação do sintético fosse prolongada (pois mesmo sendo ainda verão, as luzes desligavam-se muito cedo), tal como já limparam aquele equipamento. Noutro âmbito, fizeram uma recolha de bens que entregaram à Associação Ser Solidário, também de Alcains, que os fez chegar a quem mais precisa.

um pouco do nosso tempo não custa nada e ficamos felizes em participar e ajudar. Por isso estamos sempre disponíveis, para colaborar em atividades de associações, de comissões de festas, eventos, ações de solidariedade…Apenas queremos ter visibilidade, no sentido de mostrar que somos ativos e lutamos para que haja mais respostas para os jovens da nossa terra”, acrescenta. João Elias ressalva que este é “um grupo apartidário”, mas lamenta que até em termos políticos, os diversos partidos não ouçam os jovens e não os valorizem. Os Jovens Alcainenses são um grupo informal, sem fins lucrativos, ganhando apenas, como retorno das suas ações, o bem-estar de todos. “Sempre participamos em iniciativas, temos valores e queremos transmiti-los a outros, pelo que seja o que for, para o bem da comunidade, podem contar connosco”, afirma.

 

COMENTÁRIOS