Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Afonso de Paiva: Dia Mundial da Alimentação

Reconquista - 22/10/2020 - 17:30

As bibliotecas escolas do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, assinalaram o Dia Mundial da Alimentação.

Partilhar:

Atividade estendeu-se às bibliotecas escolares

As bibliotecas escolas do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, em Castelo Branco, assinalaram o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), com uma mostra bibliográfica, realizada no âmbito dos projetos “Livros e Leitur@s” e “Temas em Livros”.

Esta exposição temática foi apresentada em suporte físico e digital, com distribuição de códigos QR com imagens e informação sobre o tema deste ano “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.”. Houve ainda duas sessões com os cerca de 50 alunos das turmas de 4º ano das EB Afonso de Paiva e EB S. Tiago, onde a professora bibliotecária Carla Nunes, a partir da história “O frigorífico da Magui”, de Lois Brandt e de um jogo interativo alusivo ao mesmo, levou os alunos a refletir e debater questões como a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, a erradicação da pobreza e da fome, uma saúde de qualidade e uma produção e consumo sustentáveis, prioridades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A abordagem dos temas foi feita em articulação com os domínios dos Direitos Humanos, do Desenvolvimento Sustentável e da Saúde, definidos na Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola, mobilizando desta forma competências e cruzando conteúdos e conhecimentos, contribuindo igualmente para o desenvolvimento do espírito crítico, de solidariedade e voluntariado, princípios e valores também eles presentes no projeto educativo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva.

O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 1981, sendo comemorado em mais de 150 países, incluindo Portugal.

COMENTÁRIOS