Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Agricultura: Ministra anuncia 17,5 milhões para redes anti-granizo

Reconquista - 19/04/2021 - 10:40

Ministra da Agricultura esteve no Louriçal do Campo para anunciar medidas de apoio ao setor após a tempestade da passada semana.

Partilhar:

Maria do Céu Albuquerque visitou explorações afetadas. Foto Ministério da Agricultura

A ministra da Agricultura veio à zona da Gardunha uma semana depois da tempestade de granizo para anunciar a abertura de um aviso de 17 milhões e meio de euros para apoiar a instalação de redes anti-granizo em pomares de produtos como a maçã, pera, cereja ou o pêssego.

Maria do Céu Antunes disse no Louriçal do Campo, no concelho de Castelo Branco, que este apoio decorrerá no regime de custos simplificados, ou seja, a submissão das candidaturas e o processamento dos pagamentos serão administrativamente mais leves e céleres.

Este aviso estará disponível em breve e com um prazo de 60 dias para a apresentação das candidaturas e dois anos para executar os projetos.

O apoio deve chegar aos 65 por cento da despesa, anunciou o ministério.

“Precisamos de ter respostas que ajudem a minimizar os efeitos destes fenómenos, que são difíceis de prever e cada vez mais frequentes, destruindo o produto, total ou parcialmente, retirando valor de mercado e reduzindo o rendimento e a viabilidade destas explorações. Portanto, no âmbito deste instrumento financeiro, que é o Next Generation, vamos utilizar parte para desta verba para podermos promover o desenvolvimento socioeconómico dos territórios rurais", disse a governante citada pelo próprio ministério em comunicado.

O Reconquista não foi informado previamente desta visita.

Maria do Céu Antunes anunciou ainda o lançamento de um aviso para a renovação do parque de tratores agrícolas “para garantirmos mais segurança e máquinas mais eficientes do ponto de vista ambiental”.

O Next Generation, diz mais uma vez o ministério, irá ainda apoiar a instalação de painéis fotovoltaicos e a produção biológica.

A tempestade de granizo da semana passada atingiu as culturas de diversas localidades dos concelhos de Castelo Branco e do Fundão, com a Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco a calcular que afetaram cerca de 600 hectares.

COMENTÁRIOS