Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Agricultura: PSD pergunta por apoios para estragos do granizo

Reconquista - 16/04/2021 - 16:16

Deputada Cláudia André pede ainda respostas sobre as ajudas depois da tempestade de maio do ano passado, que também afetou o Fundão.

Partilhar:

Granizo provocou diversos prejuízos na zona do Fundão. Foto RCB/DR

A deputada do PSD Cláudia André quer saber se o Ministério da Agricultura “está a estudar a adoção de medidas excecionais de apoio aos produtores” do concelho do Fundão afetados pelo mau tempo de 10 de abril.

O granizo provocou prejuízos em localidades como Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo, Soalheira, Castelo Novo, Alpedrinha e Vale de Prazeres, atingindo uma área de 600 hectares de acordo com as primeiras previsões da Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco. A cereja e o pêssego foram das culturas mais afetadas.

A deputada recorda que a Câmara Municipal do Fundão pretende apresentar ao Governo um relatório de toda a situação e cita a preocupação do presidente Paulo Fernandes sobre “a importância de adequar os seguros agrícolas às diferentes necessidades entretanto surgidas”, algo que também é referido pela associação dos agricultores.

Cláudia André realça que o Fundão está ainda a sofrer as consequências da tempestade de 31 de maio de 2020 que terá provocado prejuízos na agricultura superiores a 20 milhões de euros, entendendo que passado quase um ano as medidas prometidas pelo Governo “não tiveram consequências práticas nem efeitos significativos na resolução dos problemas uma vez que os apoios prometidos se manifestaram inapropriados, no tempo e na forma, às necessidades prementes”.

O PSD quer que o ministério esclareça em que data foi disponibilizada a linha de crédito bonificada prometida, quantos produtores aderiram e quantos foram apoiados. Sobre os seguros pretende uma resposta acerca das “soluções encontradas nas negociações com as seguradoras a fim de adequar as condições seguradas às necessidades dos produtores”.

Este pedido de esclarecimento é assinado por mais nove deputados do PSD.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Para quê seguros, se o estado funciona como Seguradora Nacional?
Todos são apologista da iniciativa privada, mas quando há borrasca, todos clamam para que o estado se chegue à frente.