Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Albigym: Desporto adaptado é tema de colóquio

- 20/11/2019 - 14:34

O evento vai reunir em Castelo Branco especialistas nacionais e internacionais, com o firme propósito de “contribuir para a afirmação da importância do desporto na melhoria de vida das pessoas portadoras de deficiências físico-motoras".

Partilhar:

Colóquio traz a Castelo Branco especialistas da área e decorre nos dia 29 e 30 de novembro

“Esta população existe e nós gostávamos muito de poder ajudar os cidadãos portadores de deficiência a terem mais qualidade de vida”. É sob esta perspetiva, definida por Magda Rocha, que a Associação Albigym organiza no final do mês (29 e 30 de novembro) um colóquio enfocado no Desporto Adaptado.

A jornada de dois dias vai reunir em Castelo Branco especialistas nacionais e internacionais, com o firme propósito de “contribuir para a afirmação da importância do desporto na melhoria de vida das pessoas portadoras de deficiências físico-motoras. Jorge Cardoso, outro profissional de Educação Física envolvido nesta realização, realça a intenção do clube dedicado à ginástica desportiva, nas suas múltiplas valências, em aprofundar a intervenção neste contexto, até porque, sublinha, “temos excelentes condições para o fazer”. É desiderato da Albigym interagir com as associações especializadas na área da deficiência e incluir nas suas rotinas a ginástica.

O colóquio em si, com inscrições abertas nos canais do clube e direcionado a profissionais da área da Educação Física e a treinadores, tem um programa vasto e alimenta outras atividades, que serão realizadas noutras datas, como um torneio de boccia no âmbito dos quadros do Desporto Escolar e uma prova de trail-orienteering, provavelmente nos mapas marcados da zona de lazer ou no complexo de relvados sintéticos.

Concretamente, em relação ao colóquio que se vai distribuir entre o auditório da delegação do IPDJ e as instalações da Albigym na zona industrial da cidade albicastrense, a agenda de sexta-feira será preenchida com a abordagem a várias disciplinas da modalidade, como a ginástica com todos, acrobática e rítmica. O painel será assegurado por dois especialistas nacionais, casos de Hugo Mendes e Alexandra Pereira.

Já no sábado, a sessão matutina contará com técnicos (Pedro Pires e Raquel Alveirinho) e atletas da APPACDM de Castelo Branco e a vespertina com dois blocos multidisciplinares: ginástica artística com Paulo Oliveira e ginástica para idosos com José Parraça, da Universidade de Évora. A espanhola Dolores Arenas, da Universidade da Extremadura, vai dividir o painel e falar da equitação com deficientes.

O momento de partilha e transmissão de conhecimento completa-se com uma mesa redonda, onde a organização pretende reunir representantes de instituições. “Por um lado pretendemos contar com elementos que façam a abordagem à temática nas perspetivas académicas e políticas e, por outro, representantes de instituições”, que gravitam na área, estabelece Jorge Cardoso.

O colóquio vai ter créditos para os professores de Educação Física, treinadores de ginástica, técnicos de exercício físico e diretores técnicos.

COMENTÁRIOS