Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Alunos vão plantar abril

Lídia Barata - 18/04/2024 - 13:00

Várias centenas de cravos, feitos pelos alunos do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, com materiais recicláveis e com o apoio das famílias, vão ser “plantados” dia 24.

Partilhar:

Crianças querem comemorar com a comunidade

Várias centenas de cravos, feitos pelos alunos do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, com materiais recicláveis e com o apoio das famílias, vão ser “plantados”, dia 24 de abril, pelas 9H15, na rotunda que fica no fim da avenida 12 de Novembro e início da rua 25 de Abril, em Alcains. Esta é uma das atividades que se destaca no programa “50 anos de abril – Viver a democracia”, organizado pelos departamentos de Expressões, Educação Especial e Ciências Sociais e Humanas – Grupo de História do Agrupamento, em articulação com os projetos Escola Alerta, Parlamento dos Jovens, Incluarte e Biblioteca Escolar.

As iniciativas agendadas decorrem dias 23 e 24 de abril e foram preparadas pelas turmas do 5.º e 6.º ano, de Alcains e de São Vicente da Beira. O primeiro dia arranca com a atividade “Conversas intergeracionais”, no auditório da escola sede do Agrupamento, para a qual foram convidados os avós dos alunos e também contará com representantes de diversas áreas artísticas, nomeadamente da pintura (Rosário Bello), da música (José Manuel Nunes) e do teatro (Fernando Paussão) e do presidente da Usalbi.

O dia 24 abril começa com a concentração dos alunos, docentes e não docentes no pátio da entrada da escola sede, onde estará um painel alusivo ao 25 de Abril, com exposição de cartazes, onde vão cantar o Hino Nacional e outras canções de abril.

Às 9H00, acompanhados pelos militares da GNR afetos ao programa Escola Segura, caminharão até ao largo de S. António onde, já na presença das entidades oficiais e convidando toda a comunidade a participar, serão interpretados os Grândola vila morena, Somos livres e o Hino Nacional, com a participação do Grupo de Cavaquinhos da ARCA, do polo de Alcains da Tuna da Usalbi e os utentes do Lar Major Rato.

Depois segue-se a “plantação” dos cravos na rotunda, tendo sido pedida autorização à empresa responsável pelas obras, através da Junta de Freguesia, tendo sido aceite com o compromisso de não danificar a vegetação e o sistema de rega. Pedem também à população que respeite o trabalho dos alunos, não retirando cravos do local.

No regresso à escola, e com forma de encerrar o programa, a comunidade escolar escolheu interpretar o tema “Acordai”.

COMENTÁRIOS