Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Aluna da Usalbi lança novo livro aos 90 anos

Reconquista - 28/10/2020 - 17:08

Maria Adelaide Fontainhas apresentou, aos 90 anos, o seu terceiro livro. Aluna da Universidade Sénior Albicastrense diz que tem, na gaveta, muitos outros textos e poemas, porque a escrita faz parte do seu dia-a-dia.

Partilhar:

Maria Adelaide Fontainhas tem 90 anos, mas isso não a impediu de lançar o seu terceiro livro de prosa e poesia. A sessão de apresentação decorreu, um dia antes de completar 90 primaveras. No passado dia 22 de outubro, na Universidade Sénior Albicastrense (onde é aluna) juntou amigos e família, com o distanciamento necessário, que a Covid-19 exige cuidados, e falou sobre o seu novo livro. Ouviu também colegas suas lerem os seus poemas.

“Tenho uma gaveta cheia de textos”, disse, quando questionada “para quando o próximo?”.

“Diário de 2015 seguido de Encontro com a Poesia” reúne sentimentos e emoções, notícias e atualidade, que a autora considerou serem importantes quer para o mundo quer para si própria. Maria de Lurdes Barata, docente universitária e da Usalbi, destacou alguns momentos desse diário de bordo do ano 2015 que, com simplicidade, transmite valores a quem o lê. José Augusto Alves, presidente da autarquia albicastrense, sublinhou tudo isso, destacando a importância da Usalbi na comunidade albicastrense.

“Gostar de escrever torna-se motivador da prática de escrita e conduz sempre a vontade duma expressão verbal. Maria Adelaide Fontainhas é disso testemunha, seja pelo que dialoga com os outros, denunciando esse gosto, seja pela insistência no acto de escrever”, explica Maria de Lurdes Barata.

Depois de Memórias de uma “Mulher Igual a Tantas Outras” e “Rua dos Ferreiros seguido de Tempo de Poesia”, a autora manifesta em “Diário de 2015 seguido de Encontro com a Poesia” (Ed. RVJ Editores), “sentimentos, ideias e modos de ver. Não é por acaso que anota as dificuldades da vida social portuguesa, os mais desprotegidos, os impostos, a corrupção política, a indiferença humana”, refere a docente.

Castelo Branco também não é esquecido, com a Usalbi, que apoiou a autora nesta obra, em destaque. Arnaldo Brás, diretor daquela universidade, destacou a importância desta escola de seniores, que se tem adaptado à situação de pandemia, através da transmissão em direto, pela internet, de muitas das aulas ali ministradas.

COMENTÁRIOS