Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha: Quercus denuncia novo projeto superintensivo

Reconquista - 13/07/2020 - 11:29

Perto de Ladoeiro "estava a ser destruída de forma ilegal, toda a galeria ripícola em várias linhas de água" com grandes mobilizações dos solos.

Partilhar:

Ambientalistas vêm a público com novo "crime ambiental". FOTO cedida pela Quercus

A associação ambientalista Quercus veio recentemente denunciar publicamente “mais um projeto de instalação de amendoal superintensivo em Idanha-a-Nova, em pleno Geoparque Naturtejo, na Bio Região de Idanha-a-Nova e nas proximidades do Parque Natural do Tejo Internacional que ameaça a saúde pública e o ambiente”.

Em comunicado enviado ao Reconquista, esta associação “exige que as autoridades reforcem a fiscalização e façam cumprir a lei para proteger o ambiente e a saúde pública”.

A Quercus diz ter verificado há umas semanas no terreno “mais um crime ambiental numa propriedade em Idanha-a-Nova perto da localidade do Ladoeiro, onde estava a ser destruída de forma ilegal, toda a galeria ripícola em várias linhas de água, com grandes mobilizações dos solos em clara violação da REN (Reserva Ecológica Nacional) e das boas praticas ambientais agrícolas previstas pela União Europeia”.

“Estas «limpezas» são trabalhos de preparação para instalação de mais um amendoal intensivo em Idanha-a-Nova”, alerta na mesma informação enviada a este semanário.

Os ambientalistas realçam que a área de projeto, “pela sua grande dimensão interfere inevitavelmente com o equilíbrio dos ecossistemas naturais presentes”.

A concluir, a Quercus garante que “vai continuar a acompanhar este caso e exigir que as autoridades façam cumprir a lei e obriguem o proprietário a repor a situação inicial, promovendo a plantação e regeneração das galerias ripícolas destruídas”.

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Mas o presidente da CM de Idanha-a-Nova não é um grande defensor do ambiente e dos ecossistemas?
Mas a Idanha não é uma Bio Região?
Este senhor e o ministro da destruição do ambiente fazem uma grande parelha.
Quanto ao repor a situação inicial, com gente desta, nestes cargos, é puro lirismo.
JARL
à muito tempo atrás
O Sr presidente devia por a mão na consciência quando apela e defende o BIO. Andou com chalaças no passado ano quando organizou, propositadamente, um evento em Monsanto, para agora muito provavelmente, os novos inquilinos (amêndoas), andarem a espalhar químicos da referida marca internacional. Isto começa a sentir-se quando estamos desenraizados. Tenha vergonha e demita-se.